O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

Authors

  • Edna Maria Magalhães do Nascimento UFPI

Keywords:

Filosofia, ensino de Filosofia, saber filosófico, prática pedagógica

Abstract

O artigo aborda os resultados preliminares da pesquisa em curso, denominada: O Ensino de Filosofia Nas Escolas Públicas e Privadas de Teresina (PI) – Um diagnóstico exploratório dos níveis médio e fundamental. O texto registra a discussão sobre a pertinência do ensino de filosofia no fortalecimento crítico e intelectual da educação básica. Apresenta indicadores quantitativos e qualitativos da realidade do ensino de filosofia em Teresina (PI) com a finalidade de fazer um mapeamento deste objeto de estudo, considerando os seguintes aspectos: a presença da disciplina no currículo escolar; o tipo de gerenciamento: a carga-horaria; a formação acadêmica dos professores e professoras; conteúdos programáticos; metodologia e tipo de avaliação, bibliografia básica que vem sendo utilizada e por último, a percepção que o educando tem da disciplina.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2001-04-15

How to Cite

Magalhães do Nascimento, E. M. . (2001). O ENSINO DE FILOSOFIA NAS ESCOLAS DE TERESINA (PI): CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES. Languages, Education and Society, (6). Retrieved from https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2547

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.