INFÂNCIA E AUTORIDADE EM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS: NARRATIVAS DE AVÓS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2962

Palavras-chave:

nfância. Autoridade. Avós e netos. Relações intergeracionais. Educação

Resumo

O artigo apresenta um recorte da pesquisa de doutorado e tem como objetivo refletir sobre infância e autoridade em relações intergeracionais. Na metodologia, seguiu-se a abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de entrevistas individuais e coletivas por meios digitais (plataforma Zoom e aplicativo WhatsApp). Foram realizadas dez entrevistas individuais com sete avós e três avôs, moradores das cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, e uma entrevista coletiva com seis de seus netos crianças. Neste artigo, é enfatizada a perspectiva das/os avós sobre o papel e as diferentes atribuições que têm assumido nas famílias contemporâneas, colocando em questão o papel das/dos avós/avôs na educação das crianças. As narrativas evidenciam a tensão entre dar ou não conselhos, a oposição das/os participantes à ideia de que as avós e os avôs deseducam, e o afeto, a amorosidade, o diálogo e a brincadeira como aspectos valorizados na relação com as crianças. O texto dialoga, principalmente, com a filosofia de Walter Benjamin e a antropologia filosófica de Martin Buber. Além desses teóricos, Hannah Arendt, Myriam Lins de Barros, Françoise Dolto, Manuel Sarmento, entre outras/os, fundamentam essa discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liana Garcia Castro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PUC-Rio), Mestra em Educação (PUC-Rio), Especialista em Educação Infantil (PUC-Rio) e Pedagoga (UERJ). Pesquisadora do grupo Infância, Formação e Cultura - INFOC (PUC-Rio). É Orientadora Pedagógica em escola da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/RJ; Professora do Curso de Especialização em Educação Infantil; e Professora do Curso Normal Superior com Habilitação em Educação Infantil, no Instituto Superior de Educação Pró-Saber. 

Referências

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. 8. ed. São Paulo: Perspectiva, 2016.

ATTIAS-DONFUT, Claudine. Les liens intergénérationnels. Vie Sociale, [Toulouse], n. 15, p. 45-60, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.3917/vsoc.163.0045. Acesso em: 30 jul. 2022.

ATTIAS-DONFUT, Claudine; SEGALEN, Martine. The construction of grandparenthood. Current Sociology, [London], v. 50, n. 2, p. 281-294, Mar. 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0011392102050002622. Acesso em: 30 jul. 2022.

BAZÍLIO, Luiz; KRAMER, Sonia. Solidariedade em tempos de violência – apontamentos e inquietações. In: BAZÍLIO, Luiz; KRAMER, Sonia. Infância, educação e direitos humanos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. p. 119-140.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica; arte e política. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987a.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas II: rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987b.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 18. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2015.

BUBER, Martin. ¿Que es el hombre? Tradução para o espanhol de Eugenio Imaz. México: FCE, 2011.

BUBER, Martin. Encontro: fragmentos autobiográficos. Tradução de Sofia Inês Albornoz Stein. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

BUBER, Martin. Do diálogo e do dialógico. Tradução Marta Ekstein de Souza Queiroz e Regina Weinberg. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BUBER, Martin. El caminho del ser humano y otros escritos. Tradução e notas de Carlos Díaz. Madri: Fundación Emmanuel Mounier, 2004.

BUBER, Martin. Eu e Tu. Tradução do alemão, introdução e notas de Newton Aquiles von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001.

BUBER, Martin. Sobre comunidade. Tradução de Newton Aquiles von Zuben. Campinas, SP: Perspectiva, 2008.

COUTO, Mia. O rio das Quatro Luzes. In: COUTO, Mia. O fio das missangas: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

DOLTO, Françoise. Os avós. In: DOLTO, Françoise. Os caminhos da educação. Textos recolhidos, anotados e apresentados por Claude Halmos. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1998. p. 171-184.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999.

HILLESHEIM, Betina. Uma educação por vir: infância e potência. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 34, n. 123, p. 611-620, abr./jun. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000200016. Acesso em: 30 jul. 2022.

INGOLD, Tim. Antropologia: para que serve? Tradução de Beatriz Silveira Castro Figueiras. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

KRAMER, Sonia. “Precisamos estar preparados para brincar muito!” [Entrevista cedida a] Anelise Nascimento, Nazareth Salutto e Silvia Néli Falcão Barbosa. Dossiê “Bebês e crianças: cultura, linguagem e políticas”. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. 2, p. 775-79, maio/ago. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.12957/riae.2020.51073. Acesso em: 30 jul. 2022..

KRAMER, Sonia. Linguagem, cultura e alteridade. Para ser possível a educação depois de Auschwitz, é preciso educar contra a barbárie. Enrahonar: an international journal of theoretical and practical reason, [Barcelona], n. 31, p. 149-159, 2000. Disponível em: https://grupoinfoc.com.br/publicacoes/periodicos/p48_Linguagem_cultura_e_alteridade._Para_ser_possivel_uma_educacao_depois_de_Auschwitz_e_preciso_educar_contra_a_barbarie.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

LINS DE BARROS, Myriam. Autoridade & afeto: avós, filhos e netos na família brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1987.

MANNHEIM, Karl. El problema de las generaciones. Tradução para o espanhol de Ignacio Sánchez de la Yncera. Revista Española de Investigaciones Sociológicas (REIS), [Madrid], n. 62, p. 193-242, 1993. Disponível em: http://www.reis.cis.es/REIS/PDF/REIS_062_12.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

MARANGONI, Jaqueline; OLIVEIRA, Maria Cláudia Santos Lopes de. Relacionamentos intergeracionais: avós e netos na família contemporânea. In: FALCÃO, Deusivania Vieira da Silva (org.). A família e o idoso: desafios da contemporaneidade. Edição do Kindle não paginada. Campinas, SP: Papirus, 2010.

MARTINS, Rosa Maria Castilho. Mulheres aprendem com mulheres: diálogo intergeracional sobre a prática de amamentar e os cuidados com o bebê. 2012. 155f. Tese (Doutorado em Educação) – Departamento de Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2012. Disponível em: https://repositorio.uffscar.br/handle/ufscar/2285. Acesso em: 30 jul. 2022.

MOTTA, Flávia Miller Naethe. As crianças e o exercício de práticas de autoridade. 2007. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=10411@1. Acesso em: 30 jul. 2022.

PEIXOTO, Clarice Ehlers. Solidariedade familiar intergeracional. In: ARAÚJO, Clara; SCALON, Celi (org.). Gênero, família e trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2005. p. 225-240.

PEIXOTO, Clarice Ehlers; LUZ, Gleice Mattos Luz. De uma morada à outra: processos de re-coabitação entre as gerações. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 29, p. 171-191, jul./dez. 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-83332007000200008. Acesso em: 30 jul. 2022.

PORTO, Cristina Laclette. Álbum de retratos, infâncias entrecruzadas e cultura lúdica: memória e fotografia na Brinquedoteca Hapi. 2010. 309f. Tese (Doutorado em Psicologia Clínica) – Departamento de Psicologia. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.35593. Acesso em: 30 jul. 2022.

QVORTRUP, Jens. A infância enquanto categoria estrutural. Tradução de Giuliana Rodrigues com revisão técnica de Maria Letícia B. P. Nascimento. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 2, p. 631-643, maio/ago. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000200014. Acesso em: 30 jul. 2022.

RAMOS, Anne Carolina. Meus avós e eu: as relações intergeracionais entre avós e netos na perspectiva das crianças. 2011. 464f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/32306. Acesso em: 30 jul. 2022.

SALUTTO, Nazareth. Bebês e livros: relação, sutileza, reciprocidade e vínculo. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Numa, 2020. E-book. Disponível em: http://www.editora.puc-rio.br/media/E-Book-NazarethSalutto.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

SANTIAGO, Maria Betânia; RÖHR, Ferdinand. Formação e diálogo nos discursos de Martin Buber. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 29., Caxambu, MG, 2006. Disponível em: http://29reuniao.anped.org.br/trabalhos/trabalho/GT17-2672--Int.pdf. Acesso em: 30 jul. 2022.

SARMENTO, Manuel Jacinto. A globalização e a infância: impactos na condição social e na escolaridade. In: GARCIA, Regina Leite; LEITE FILHO, Aristeo. Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p. 13-28.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educ. Soc., Campinas, SP, v. 26, n. 91, p. 361-378, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200003. Acesso em: 30 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

Castro, L. G. . (2022). INFÂNCIA E AUTORIDADE EM RELAÇÕES INTERGERACIONAIS: NARRATIVAS DE AVÓS SOBRE A EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 172-201. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2962