EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA

Autores

  • Olivette Rufino Borges Prado Aguiar UFPI
  • Paulo Rômulo de Oliveira frota UFPI

Palavras-chave:

Psicologia Sóciohistórica, Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), Atividade Principal, Motivação, Mediação

Resumo

Neste artigo pretende-se compreender a Educação Física como uma atividade consciente. Deliberada e intencional, alicerçada nos pressupostos da teoria da atividade decorrente da Psicologia Sóciohistórica. Orientada no sentido de Objetivos predeterminados, realiza ações que são dirigidas por metas, e operações, que englobam aspectos como: o que fazer (aspecto intencional) e como fazer (aspecto operacional, prático). Nesta perspectiva, a Educação Física, utilizando-se das diversas formas de jogos e brincadeiras, dentre outras atividades, pode contribuir enormemente no processo de formação humana.

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Publicado

2002-04-15

Como Citar

Borges Prado Aguiar, O. R. ., & Oliveira frota, P. R. de . (2002). EDUCAÇÃO FÍSICA E ATIVIDADE: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA . Linguagens, Educação E Sociedade, (7). Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/2539

Edição

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