POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter

Autores

  • ELISÂNGELA TEIXEIRA GOMES DIAS Universidad de Brasilia

Palavras-chave:

Avaliação, Avaliação externa, Avaliação em larga escala

Resumo

Estudo de revisão sistemática, do tipo exploratório, que tem por objetivo analisar as pesquisas que abordam as políticas brasileiras de avaliação em larga escala, com foco na Educação Básica, no marco temporal de 2002 a 2011. O levantamento foi feito nos bancos de dados do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e em Tecnologia (Ibict), na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo) e também nos sítios da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave). Os trabalhos foram organizados e analisados por temáticas afins, considerando os objetivos explicitados pelos autores. Somente 3% são estudos de revisão, mas que não abordam especificamente a temática das avaliações externas. Em linhas gerais, aproximadamente 25% das pesquisas propõem ou analisam instrumentos e metodologias para avaliação de larga escala; 9% discutem a regulação dos sistemas via avaliação externa e analisam as consequências das políticas de accountability; 20% analisam o impacto ou desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o sistema de avaliação externa; 33% investigam o desempenho dos estudantes, escolas e redes de ensino em avaliações externas e 11% analisam os usos, impactos e implicações dos resultados dos exames em larga escala na dinâmica escolar. Os estudos evidenciaram que, observando o cenário das políticas públicas educacionais do país, é possível afirmar que a máxima “mais avaliação, mais qualidade” vem sendo disseminada, validando o discurso hegemônico do Estado. Em geral, as pesquisas analisadas têm caráter descritivo e estão mais no campo da crítica, sendo pouco propositivas, mas revelam diferentes saberes que precisam ser considerados para o desenvolvimento do campo da avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELISÂNGELA TEIXEIRA GOMES DIAS, Universidad de Brasilia

Doutoranda em Educação na UNB. Professora da SEDF. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Avaliação e Organização do Trabalho Pedagógico. 

Referências

AGUIAR, G. da S. O funcionamento diferencial do item (DIF) como estratégia para captar ênfases curriculares. In Abave, V Reunião Anual, 2009, Salvador – BA. Anais eletrônicos... Salvador – BA: Abave, 2009. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 23 out. 2011.

ALMEIDA, I. B. P. de 2009. Análise do desempenho de escolas públicas cicladas e não cicladas pertencentes ao ensino fundamental. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação. Unicamp: São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000470700>. Acesso em: 19 nov. 2011.

ANDRADE, J. M.; LAROS, J. A. Construção de um modelo explicativo de desempenho escolar: um estudo multinível com dados do Saeb. In Abave, II Reunião Anual, 2006. Anais eletrônicos... Abave, 2006. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 16 out. 2011.

ANDRADE, R. J.; SOARES, J. F. O problema do efeito da escola. In Abave, IV Reunião Anual, 2008, Rio de Janeiro, RJ. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro – RJ: Abave, 2008. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 18 out. 2011.

BARRETO, E. S. de S. Avaliação na educação básica: entre dois modelos. Revista Educ. e Soc. Campinas, ano XXII, n. 75, p. 49-66,ago. 2001.

BARRETO, H. P. D. A avaliação em larga escala no Brasil: análise comparativa entre o SAEB e um sistema privado. Dissertação (Mestrado em Educação). UCB, 2009. Disponível em: <http://www.bdtd.ucb.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1076>. Acesso em: 13 nov. 2011.

BARROSO, J. A regulação da educação. In: ______. Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta, 2005. p. 63-92.

BAUER, A. Percalços da elaboração de propostas de avaliação de impacto no Brasil: é possível avaliar impactos de programas de formação docente? In Abave, V Reunião Anual, 2009, Salvador – BA. Anais eletrônicos... Salvador – BA: Abave, 2009. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 23 out. 2011.

COELHO, M. I de M. Vinte anos de avaliação da educação básica no Brasil: aprendizagens e desafios. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v16n59/v16n59a05.pdf.>. Acesso em: 12 jul.2010.

CONVIC, A. N.; TAVARES, C. Z.; MACHADO, M. A. J. As avaliações externas: uma percepção dos educadores In: CAPPELLETTI, I. F. Análise crítica das políticas públicas de avaliação. São Paulo: Ed.Articulação Universidade/Escola, 2005.

COSTÂNCIO, J. O negro e as políticas de ação afirmativa no contexto da desigualdade educacional. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Juiz de Fora: Juiz de Fora, 2009. Disponível em: <http://www.ufjf.br/ppge/files/2010/04/disserta%C3%A7%C3%A3o-Julimar.pdf>. Acesso em: 13 nov.2011.

COSTA, S. de A. O valor agregado em leitura como indicador de qualidade das escolas municipais de Belo Horizonte. In Abave, VI Reunião Anual, 2011, Fortaleza – CE. Anais eletrônicos... Fortaleza – CE: Abave, 2011. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>.Acesso em: 31 out. 2011.

CREPALDI, M. de L., dos SANTOS, R. L. L.; GALINDO, R. C. Políticas de avaliação educacional sob a ótica de professores. In: CAPPELLETTI, I. F. Análise crítica das políticas públicas de avaliação. São Paulo: Ed. Articulação Universidade/Escola, 2005.

DIAS SOBRINHO, J. A Avaliação Institucional da Educação Superior: fontes externas e fontes internas. Revista Avaliação, Campinas, v. 3,n. 4, p. 29-35, 1998.

FACHINETTO, J. L; LIMA, M. A. Avaliação Institucional como instrumento de verificação de qualidade: o que dizem as teses e dissertação de pós-graduandos em Educação no Brasil. In: ANPED, 31ª Reunião Anual, 2008, Caxambu. Anais eletrônicos...Caxambu: ANPED, 2008. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT05-4496-Int.pdf>. Acesso em: 12 set. 2011.

FIGUEIREDO, I. Z. Os projetos financiados pelo banco mundial para o ensino fundamental no Brasil. Educ. Soc. [online]. 2009,v.30, n.109, p. 1123-1138. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302009000400010>. Acesso em: 21 out. 2011.

KLEIN, R.; FONTANIVE, N. S.; ELLIOT, L. G. O Exame Nacional do Ensino Médio: tecnologia e prinicpais resultados em 2005. In Abave, II Reunião Anual, 2006. Anais eletrônicos...Abave, 2006. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 16 out. 2011.

LIMA, A. C; PEQUENO, M. I. C; MELO, M. N .R. Avaliação da Alfabetização no Ceará: Principais Resultados da primeira edição do Spaece-alfa. In Abave, IV Reunião Anual, 2008, Rio de Janeiro – RJ. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro – RJ: Abave, 2008. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 18 out. 2011.

LIMA. A. C. Política de avaliação Educacional do Ceará no período 2007 a 2010: Principais resultados. In Abave, VI Reunião Anual, 2011, Fortaleza – CE. Anais eletrônicos... Fortaleza – CE: Abave, 2011. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 31 out.2011.

MANDELERT, D; MELLO, J. C. R. S. A defasagem escolar em camadas altas no Pisa 2006. In Abave, V Reunião Anual, 2009,Salvador – BA. Anais eletrônicos... Salvador – BA: Abave, 2009. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 23 out. 2011.

MARÇAL, M de P. V; CARRIJO, V. L. A. Avaliações do Simave/Proeb: uma análise de suas repercussões na formação de professores de Língua Portuguesa. In Abave, VI Reunião Anual, 2011, Fortaleza – CE. Anais eletrônicos... Fortaleza – CE: Abave, 2011. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 31 out. 2011.

MARQUES, E. de M. R; [et al]. Provinha Brasil de Matemática: Primeiras considerações sobre a Aplicação Piloto. In Abave, VI Reunião Anual, 2011, Fortaleza – CE. Anais eletrônicos... Fortaleza – CE: Abave, 2011. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 31 out. 2011.

MIRANDA, A. C. O desafio da construção de referencias de qualidade para os sistemas de ensino: uma avaliação com o uso de analise de envoltória de dados – DEA. Tese (Doutorado em Educação). Unicamp: São Paulo, 2008. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=vtls000436607>. Acesso em: 19 nov. 2011.

SA, V. A (auto)avaliação das escolas: “virtudes” e “efeitos colaterais”. Ensaio: aval.pol.públ.Educ. [online]. 2009, vol.17, n.62, pp. 87-108. ISSN 0104-4036. Disponível em:<http://dx.doi.org/10.1590/S0104-40362009000100005>. Acesso em: 21 out. 2011.

SILVA, M. J de A. O Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública: impactos na escola fundamental de Uberlândia. In Abave, II Reunião Anual, 2006. Anais

eletrônicos...Abave, 2006. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 16 out. 2011.

_______. Regulação educativa: o uso dos resultados de proficiência das avaliações do PROEB por diretores escolares em Minas Gerais. Tese (Doutorado em Educação). UFMG: elo Horizonte, 2011. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2011.

SOUZA, E. R. de. Accountability de professores: um estudo sobre o efeito da prova Brasil em escolas de Brasília.Dissertação (Mestrado em Educação). Unicamp: São Paulo, 2009. Disponível em: <http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000476835>. Acesso em: 19 nov. 2011.

VIEIRA, M. A; TENÓRIO, R. M. Avaliação e sustentabilidade: as quatro gerações de Guba e Lincoln em debate. In Abave, V Reunião Anual da ABAVE, 2009, Salvador – BA. Anais eletrônicos... Salvador – BA: Abave, 2009. Disponível em: <http://www.abave.org.br/>. Acesso em: 23 out. 2011.

WERLE, Flávia Obino Corrêa. Sistema de Avaliação da Educação Básica no Brasil: abordagem por níveis de segmentação. In: _____. (Org.). Avaliação em larga escala: foco na escola. Bsb: Líber, 2010.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

TEIXEIRA GOMES DIAS, E. . (2013). POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA DA EDUCAÇÃO BÁSICA: revisão da liter. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 17–42. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1361

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.