O XADREZ: ENTRE O JOGO, OS CASTELOS E A VIDA REAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i38.7697Palavras-chave:
Didática, Projetos de aula, Educação infantilResumo
A partir da preocupação com o desenvolvimento integral dos meninos e das meninas na Primeira Infância, se tem dado maior ênfase na análise das propostas didáticas dos docentes e, em especial, ao seu componente formativo. Neste sentido, se observa que os projetos de aula, tendo em conta os interesses e as necessidades das crianças e que propiciam a aprendizagem, promovem, acompanham, favorecem e fortalecem as experiências próprias da infância, se consolidam como uma proposta de trabalho pedagógico de grande importância. O objetivo deste artigo é analisar as implicações do trabalho por projetos de aula no desenvolvimento social e cognitivo das crianças que, na interação significativa com seus pares e com o professor, são capazes de interpretar a realidade, construindo conhecimento e atribuindo significado às suas vivencias. O aporte apresentado é resultado de uma experiência desenvolvida com crianças de quatro a seis anos de uma escola, da cidade de Porto Alegre, Brasil. A análise apresenta as experiências interativas, simbólicas e cognitivas vivenciadas pelas crianças no contexto do projeto “O xadrez: entre o jogo, os castelos e a vida real” e evidencia sua importância como elemento dinamizador das propostas didáticas dos professores da Educação Infantil.
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