REFLEXÃO CRÍTICA: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA Universidad Federal de Río Grande del Norte

Palavras-chave:

Reflexão Crítica, Formação Docente, Desenvolvimento Profissional

Resumo

Este texto é uma síntese da metodologia que vimos aplicando na minha tese de doutorado. Os estudos que tenho realizado revelam a complexidade da função docente e a necessidade de se criar contextos de formação possibilitadores do exercício de reflexão crítica sobre as práticas docentes no contexto da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA, Universidad Federal de Río Grande del Norte

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidad Federal de Río Grande del Norte. 

Referências

LURIA, A. R. Pensamento e Linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas,2001.

______. Desenvolvimento cognitivo. 3.ed. São Paulo: Ícone, 2002.

MAGALHÃES, M.C.C. Sessões Reflexivas como uma Ferramenta aos Professores para a Compreensão Crítica das Ações da Sala de Aula. 5o. Congresso da Sociedade Internacional para Pesquisa Cultural e Teoria da Atividade. Amsterdam: Vrije University, 18-22 de junho. 2002.

______. Pesquisa em formação de educadores: A pragmática como negociação de sentidos. Cadernos de Lingüística Aplicada,USP, n. 30, p. 57-70, 1996.

PAQUAY, L.; WAGNER, M. C. Formando professores profissionais: três conjuntos de questões. In: PERRENOUD, P. Formando Professores Profissionais: Quais estratégias? quais competências? 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SADALLA, A. M. F. de A. Com a palavra, a professora: suas crenças, suas ações. Campinas, São Paulo: Alínea, 1998.

SMYTH, J. Teachers’ work and the politics of reflection. American Educational Research Journal, v. 29, n 2, p.167-300. 1992.

______. Refletion in action. Victoria, Deakin University Press, 1986.

______. A rationale for teachers critical pedagogy: a handbook. Victoria, Deakin University Press. 1987.

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

______. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VYGOTSKY, L.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone. 1988.

ZEICHNER, K. A formação reflexiva de professores: idéias e práticas. Lisboa: Educa, 1993.

Downloads

Publicado

2003-06-15

Como Citar

LOPES DE MELO IBIAPINA, I. M. (2003). REFLEXÃO CRÍTICA: UMA FERRAMENTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Linguagens, Educação E Sociedade, (09), 73–82. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1601

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.