A IMPLEMENTAÇÃODA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • MARIA TERESA DE JESUS ANDRADE PORTELA
  • MARIA DA GLÓRIA SOARES BARBOSA LIMA

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, formação interdisciplinar, professores formadores, profissionalização docente

Resumo

Ao tratarmos acerca da interdisciplinaridade, emergem, dentre outras, duas questões pontuais: a primeira é a postura das universidades na gestão do ensino. A segunda é a profissionalização e preparação do professor-formador para uma atuação interdisciplinar. Nesse sentido, este trabalho trata de um estudo empírico que tem o objetivo de refletir sobre as principais ações que interferem na implementação da interdisciplinaridade no Curso de Administração, especialmente dos fatores que possam favorecer ou dificultar esse processo no decorrer da formação do administrador. A base da pesquisa foi constituída a partir de dados bibliográficos, com análise qualitativa, comparativamente às mais recentes publicações sobre as exigências educacionais contemporâneas. Nesta reflexão, esperamos contribuir para ampliação das discussões entre os interessados neste âmbito, sejam gestores de ensino ou profissionais da área, notadamente daqueles que se ocupam em formar os futuros administradores, no caso, os professores. Entendemos que as atividades profissionais do administrador “exigem” uma concepção integrada de ensino até porque a peculiaridade de sua formação, por equipes multidisciplinares, “por si só” recomenda uma ação interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA TERESA DE JESUS ANDRADE PORTELA

– Professora do Curso de Administração do Centro de Ensino Unificado de Teresina
– CEUT. Especialista em Administração para o Planejamento; em Controles na Administração Pública. Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. 

MARIA DA GLÓRIA SOARES BARBOSA LIMA

ProfessoraAdjunta doCCE/DMTE/Programa de Pós-Graduação emEducação da UFPI.Doutora emEducação.

Referências

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinares no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 1992.

_______. Práticas interdisciplinares na escola. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRA, Carapeto Syria Naura (Org.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez, 2003.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS - INEP. Números da Educação no Brasil 2001. Ministério da Educação. Brasília. Pub. 10-2001.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação (Coord.). Lisboa: Dom Quixote,1992.

PARO, Victor Henrique. Administração escolar: introdução crítica. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.São Paulo: Cortez, 2002.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo (Coord.). Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002.

PRESTES, Maria Luci de Mesquita. A pesquisa e a construção do conhecimento científico: do planejamento aos textos, da escola à academia. São Paulo: Rêspel, 2003.

RAUBER, José Jaime; SOARES, Márcio (Coord.). Apresentação de trabalhos científicos: normas e orientações práticas. 3. ed. Passo Fundo: UPF, 2003.

ROCHA, Carlos Henrique; GRANEMANN, Sérgio Ronaldo (Orgs.). Gestão de instituições privadas de ensino superior. São Paulo: Atlas, 2003.

ROCHA NETO, Ivan. Planejamento estratégico, estudos prospectivos e gestão do conhecimento nas IES. In: ROCHA, Carlos Henrique; GRANEMANN, Sérgio Ronaldo (Orgs.). Gestão de instituições privadas de ensino superior. São Paulo: Atlas, 2003, p. 17-41.

TACHIZAWA, Takeshy ; ANDRADE, Rui Otávio Bernardes de. Gestão de instituições de ensino. Rio de Janeiro: FGV, 2001.

Downloads

Publicado

2005-06-15

Como Citar

ANDRADE PORTELA, M. T. D. J. ., & SOARES BARBOSA LIMA, M. D. G. . (2005). A IMPLEMENTAÇÃODA INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (12), 72–83. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1574

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)