DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APONTAMENTOS DE UM PROFESSOR

Autores

  • REGINALDO RODRIGUES DA COSTA Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7963

Palavras-chave:

Pedagogia/didática histórico-crítica, Conhecimento e senso comum, Ensino de Ciências

Resumo

A pedagogia histórico-crítica caminha para quase quatro décadas de existência e mesmo assim encontra barreiras, obstáculos e dificuldades para se estabelecer como uma abordagem filosófica que incida diretamente sobre a prática pedagógica na educação básica. Nesse sentido, a proposta deste texto é apresentar uma reflexão que parte da história pessoal do autor, enquanto processo inicial de formação em licenciatura em ciências na década de 1990, e sua relação nesse momento com perspectiva histórico-crítica e que avança até o presente momento, após vinte anos, enquanto professor de ciências em escolas da rede pública estadual e como formador de professores em cursos superiores de licenciatura. A partir da problematização aspectos de sua formação e conflitos existentes na sua prática pedagógica enquanto docente de ciências e formador de professores, o texto apresenta alguns desafios a serem transpostos e que poderão colaborar para a efetiva inserção dos fundamentos da pedagogia/didática histórico-crítica na prática do professor. Dentre eles destacam-se: o senso comum ou o conhecimento que o aluno possui e tomando como ponto de partida para a prática pedagógica; a necessidade do professor buscar, por meio da pesquisa, alternativas quanto à instrumentalização do ensino; a compreensão efetiva dos fundamentos da pedagogia/didática histórico-crítica; a ressignificação do processo de avaliação da aprendizagem e; a construção de um currículo que articule as diversas dimensões do conhecimento visando a construir uma visão de totalidade da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

REGINALDO RODRIGUES DA COSTA, Universidade Católica do Paraná

Doutor e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Professor Adjunto dos Cursos de Licenciatura e Pedagogia da PUCPR, Professor de Ciências do Quadro Próprio do Magistério do Estado do Paraná. 

Referências

AMARAL, Ivan Amorosino do. Currículo de Ciências: das tendências clássicas aos movimentos atuais de renovação. In: BARRETO, Elba S.S. (org.). Os currículos do ensino fundamental para as escolas brasileiras. Campinas: Autores Associados, São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 1998, pp. 201-232.

BACZINSKI, Alexandra Vanessa de Moura. A implantação oficial da pedagogia histórico-crítica na rede pública do estado do Paraná (1983 – 1994): legitimação, resistências e contradições. Campinas: Autores Associados, 2011.

CAMPOS, Maria Cristina da Cunha. NIGRO, Rogério Gonçalves. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD, 1999

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. O ensino de nutrição no 8º ano do ensino fundamental. In: PARANÁ.O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2012. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional. Curitiba: SEED, 2014a.

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. O ensino de nutrição no 8º ano do ensino fundamental: uma abordagem histórico-cultural. In: PARANÁ. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense: produção didático-pedagógica, 2012. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência da Educação. Programa de Desenvolvimento Educacional.Curitiba: SEED, 2014b.

COSTA, Reginaldo Rodrigues da. A pesquisa na formação inicial de professores de Ciências Biológicas: possibilidades ou utopia. In: DUBIASKI-SILVA, Janete. VIANNA FILHO, Ricardo Padilha. EYNG, Ana Maria (Orgs.). Biologia e Química no PIBID/PUCPR: pressupostos e experiências na formação de professores. Maringá: Tec Imagem, 2013, p. 33-48.

DELIZOIVOC, Demétrio. ANGOTTI, José André. PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DUARTE, Newton. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia históricocrítica. In: SAVIANI, Dermeval. DUARTE, Newton. Pedagogia histórico-crítica e a luta de classe na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012, p. 37-58.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a pedagogia histórico-crítica. Campinas:Autores Associados, 2005.

GERALDO, Antonio Carlos Hidalgo. Didática de ciências naturais na perspectiva histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2009.

MALACHE, Julia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas: Autores Associados, 2011.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Departamento de Educação Básica. Diretrizes Curriculares da Educação Básica: Ciências. Curitiba, 2008.

PASSERRON, Jean-Claude. BOURDIEU, Pierre. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Florianópolis: Editora USFC, 2014.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

Downloads

Publicado

2021-12-04

Como Citar

RODRIGUES DA COSTA, R. . (2021). DESAFIOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA HISTÓRICO-CRÍTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: APONTAMENTOS DE UM PROFESSOR. Linguagens, Educação E Sociedade, 337-357. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.7963