BENEDITO JUNQUEIRA DUARTE E O DEPARTAMENTO DE CULTURA DE SÃO PAULO: CONSTRUINDO IMAGENS DE UMA ‘PAULICÉIA’ CULTURAL (1935-38)
Palavras-chave:
Benedito Duarte, Departamento de Cultura de São Paulo, Parques infantis, ImagensResumo
Este estudo vincula-se à pesquisa de mestrado financiada pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (CENP/SEESP), “Benedito Junqueira Duarte e o Departamento de Cultura e Recreação de São Paulo: a visibilidade escolhida das políticas educacionais (1935- 38)”. Pretende reconstruir a atuação de B. J. Duarte enquanto fotógrafo e cinegrafista do Departamento de Cultura e Recreação (D.C.R.), contratado por seu diretor, Mário de Andrade, para documentar as práticas culturais e experiências educacionais desenvolvidas na cidade de São Paulo, vinculadas ao projeto político-cultural que o escritor e outros intelectuais inseridos na municipalidade (como Paulo Duarte e Sérgio Milliet) conceberam para a cidade de São Paulo neste momento. Isto é, centrar a atenção na trajetória de B. J. Duarte enquanto fotógrafo e cinegrafista que esteve ao serviço da “ilustração” paulista a fim de percebermos a construção de representações fotográficas e filmadas acerca das políticas culturais e educacionais deste grupo. Busca-se situar e compreender essas questões no tecido histórico-social e cultural do período, bem como compreender as políticas educacionais encarnadas nos Parques Infantis como parte de uma política cultural mais ampla para cidade. O período estudado refere-se aos anos 1935 a 38, quando a “ilustração” paulista ocupou o poder político do governo do Estado de São Paulo e do município de suas capital, bem como corresponde ao ingresso do fotógrafo no D.C.R. Com o apoio do irmão, Paulo Duarte, Benedito foi convidado por Mário Andrade para construir representações fotográficas sobre práticas culturais e educacionais desenvolvidas na cidade. Entendemos que as representações construídas por Benedito Duarte foram encomendadas por seus contratantes para figurarem como visibilidades escolhidas das políticas públicas de educação municipal a serem divulgadas na imprensa paulista e nacional, durante a segunda metade da década de 1930.
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