MEMÓRIAS DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS: ENTREVISTAS COM PARTICIPANTES DAS FEIRAS ESTUDANTIS DE CIÊNCIAS DAS DÉCADAS DE 1960 E 1970 EM SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2880Palavras-chave:
Feira de Ciências; Ensino de Ciências; História da Educação; Divulgação Científica.Resumo
Feiras de ciências têm sido consideradas importantes espaços não formais de educação de ciências. Neste estudo, buscamos compreender a visão que expositores das primeiras feiras de ciências no Brasil, em São Paulo, nas décadas de 1960 e 1970, têm sobre as feiras de ciências em que participaram e o significado que tais feiras tiveram em suas trajetórias. Realizamos 15 entrevistas com 12 homens e 3 mulheres que tinham entre 10 e 18 anos de idade. Os entrevistados apontam que as feiras de ciências foram experiências positivas, com oportunidades de atividades práticas e protagonismo por parte dos alunos. Os entrevistados associaram a experimentação como uma parte fundamental do método científico e mencionaram o papel motivador que os professores de ciências tiveram no seu ensino e sua participação nas feiras. Entre os seis entrevistados que seguiram carreiras de pesquisa científica, cinco reconhecem sua participação na feira como um impulsionador decisivo de suas vocações.
Downloads
Referências
ABRANTES, A. C. S. de. Ciência, Educação e Sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC). Tese (Doutorado em História das Ciências e da Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2008.
ALBERTI, V. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
ALMEIDA, D. B.; GRAZZIOTIN, L. S. S. História oral: narrativas de memória, acervos e a pesquisa em História da Educação. Cadernos de História da Educação, v.15, n.3, p.899-901, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-394> Acesso em: 26 out. 2022.
BORGES, R. M. R.; IMHOFF, A. L.; BARCELLOS, G. B. (Org.). Educação e cultura científica e tecnológica: centros e museus de ciências no Brasil. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
BOSI, E. Memória e Sociedade: lembrança de velhos. 3. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1994.
CASSAB, M. O Movimento Renovador do Ensino das Ciências: entre renovar a escola secundária e assegurar o prestígio social da ciência. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 8, n.16, p.19-35, mai./ago. 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3938> Acesso em: 30 jul. 2020.
COELHO, G. R.; AMBRÓZIO, R. M.; LIMA, C. de S. Feira de Ciências e Iniciação à Pesquisa com Estudantes de uma Escola Pública Estadual: uma experiência do subprojeto de física da residência pedagógica da UFES. In: DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z.; RODRIGUES-MOURA, S. (orgs.). Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica: abordagens, teorias e práticas. Cruz Alta: Editora Ilustração, 2021, p.167-184.
COSTA, J. R. A história oral como fonte na história da educação. Brazilian Journal of Development, v.5, n.11, p.28080-28089, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.34117/bjdv5n11-394> Acesso em: 26 out. 2022
DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar, Curitiba, n.24, p.213-225, 2004. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.357> Acesso em: 09 mai. 2021
FALK, J. H.; DIERKING, L. D. The museum experience. Washington, DC: Whalesback Books, 1992.
GONZATTI, S. E. M.; BERGMANN, A. B.; MAGEDANZ, A.; MAMAN, A. S. de; HERBER, J.; STACKE, P. Análise de objetos de estudo escolares em uma Feira de Ciências: (possíveis) transgressões metodológicas e epistemológicas. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS - XI ENPEC, Florianópolis, 2017. Anais [...], Florianópolis: UFSC, 2017.
LIMA, M. O uso da entrevista na pesquisa empírica. In: ABDAL, A.; OLIVEIRA, M. C. V.; GHEZZI, D. R.; SANTOS JÚNIOR, J. Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais: bloco qualitativo. São Paulo: CEBRAP/Sesc São Paulo, 2016.
MAGALHÃES, D.; MASSARANI, L.; NORBERTO ROCHA, J. 50 anos da I Feira Nacional de Ciências (1969) no Brasil. Revista Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v.8, n.2, p.185-202, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p197-214> Acesso em: 08 mai. 2021
MAGALHÃES, D.; MASSARANI, L.; NORBERTO ROCHA, J. A Feira de Ciências de São Paulo na imprensa brasileira (1960-1976). Cadernos de História da Educação, no prelo.
MANCUSO, R. A evolução do programa de feiras de ciências do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1993.
MANCUSO, R.; LEITE FILHO, I. Feiras de Ciências no Brasil: uma trajetória de quatro décadas. In: BRASIL. Ministério da Educação/ Secretaria de Educação Básica. Programa Nacional de Apoio às Feiras de Ciências da Educação Básica. Brasília, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/fenaceb.pdf> Acesso em: 04 nov. 2019.
MASSARANI, L.; BURLAMAQUI, M. M.; PASSOS, J. José Reis: caixeiro-viajante da ciência. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.
NAGUMO, P. Y.; OLIVEIRA, A. D. de; INGLEZ, G. C. Os Kits da Coleção “Os Cientistas” e a Experimentação no Ensino de Ciências na Década de 1970: um estudo de caso no Instituto Butantan. Ciência em Tela, v.11, n.2, p.1-10, 2018. Disponível em: <http://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/1102pe1.pdf> Acesso em: 31 mai. 2021
NORBERTO ROCHA, J.; MAGALHÃES, D.; MASSARANI, L.; DAHMOUCHE, M. S. De Cecigua a Cecierj: trajetórias na educação em ciências e na divulgação científica no estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Fundação Cecierj, 2020.
REIS, J. Feiras de Ciência: uma revolução pedagógica [1965]. In: MASSARANI, L.; DIAS, E. M. de S. (orgs.). José Reis: reflexões sobre a divulgação científica. Rio de Janeiro: Fiocruz/COC, 2018.
SANTOS, A. B. dos. Feiras de Ciência: um incentivo para desenvolvimento da cultura científica. Revista Ciência em Extensão, v.8, n.2, p.155-166, 2012. Disponível em: <https://ojs.unesp.br/index.php/revista_proex/article/view/717> Acesso em: 31 mai. 2021
SANTOS, S. C. M. dos; SOUSA, J. R. de; FONTES, A. L. de L. Protagonismo estudantil em feira de ciências na escola. Educação & Formação, v.5, n.3, p.1-22, set/dez 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.25053/redufor.v5i15set/dez.2151> Acesso em: 31 mai. 2021
VALLA, D. F.; ROQUETTE, D. A. G.; GOMES, M. M.; FERREIRA, M. S. Disciplina escolar Ciências: inovações curriculares nos anos de 1950-1970. Ciência & Educação (Bauru), vol.20, n.2, pp.377-391, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-73132014000200008> Acesso em: 30 jul. 2020.