EDUCAÇÃO, LOUCURA E ARTE: construção de novos saberes
Palavras-chave:
Educação, Loucura, Saúde, Arte, SaberesResumo
A formação do ser humano em seu meio social contempla sua diversidade e historicidade, de modo que, relacionar a Educação e Saúde com aspectos culturais relevantes de determinada comunidade é bastante válido para aprimorar e desenvolver práticas educativas mais efetivas. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre Educação, Loucura e Arte na cidade de Oeiras-Piauí, refletindo a Loucura e sua influência no processo criativo e intelectual dos artistas oeirenses, bem como identificar os fatores histórico-culturais que a influenciam. Fundamenta teoricamente este estudo a Teoria Sócio-Histórica de Vigotski (2003, 2002, 2001), com ênfase na psicologia da arte, subsidiada pelos estudos de Foucault (2002, 2000), sobre análises estruturais da doença mental, dentre outros estudiosos da temática focalizada. Os resultados apontaram a urgência da necessidade de interação entre uma Educação que forme homens livres e uma Saúde que trate de pessoas e não de doenças. Ficou evidenciada, ainda, a necessidade de fomentar discussões que levem à compreensão do tema na e pela Academia, ambiência escolar e familiar. Por fim, contemplamos um sujeito histórico e da história, inserido num espaço social no qual a loucura encontra uma expressão positiva, sublimada na arte e refletida na educação de um povo que preserva tradições, construindo saberes diante das adversidades da vida, em pleno sertão piauiense.
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