FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E AS POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR

Autores

  • CHARLINE BEATRICE RITTER BEREGULA Universidade Regional Integrada
  • LUCI MARI DUSO PACHECO Universidade Regional Integrada

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7584

Palavras-chave:

Docência universitária, Área da saúde, Educação popular, Comprometimento profissional

Resumo

Este estudo se caracteriza como bibliográfico, e tem como foco os caminhos da docência universitária na área da saúde e as possibilidades de se alcançar um ensino superior de qualidade. A complexidade do processo de ensino/aprendizagem e os fatores envolvidos nas relações entre os sujeitos envolvidos neste processo são elementos discutidos na perspectiva da educação popular. O desenvolvimento das habilidades do professor, seja ele da área da saúde ou não, perpassa pelo comprometimento profissional e pela corresponsabilização com todos os envolvidos no processo para uma educação de qualidade, para tanto a construção compartilhada dos saberes é o elemento chave para a concretização destas premissas, tendo a educação popular como balizadora. Assim uma formação profissional dentro dos preceitos da educação popular influencia de maneira mais intensa as práticas humanizadoras em saúde, pois a educação popular permeia todos os processos de trabalho dos profissionais de saúde, uma vez que leva em consideração a realidade na qual os sujeitos estão inseridos sua cultura e o modo de vida para estabelecer os modos de cuidado.

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Biografia do Autor

CHARLINE BEATRICE RITTER BEREGULA, Universidade Regional Integrada

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus de Frederico Westphalen. Formação em Enfermagem pela URI – FW Pesquisadora da FAPERGS. 

LUCI MARI DUSO PACHECO, Universidade Regional Integrada

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões. Câmpus de Frederico Westphalen. End. Profissional: Av. Assis Brasil, 709, Bairro Itapagé, Frederico Westphalen RS. 

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Publicado

2017-10-29

Como Citar

RITTER BEREGULA, C. B. ., & DUSO PACHECO, L. M. . (2017). FORMAÇÃO DOCENTE UNIVERSITÁRIA E AS POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO POPULAR. Linguagens, Educação E Sociedade, (37), 209–226. https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7584

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