WHAT DOES TECHNOLOGY FOR EFFECTIVE PEDAGOGY DEMAND OF LEARNERS AND INSTRUCTORS?
Palavras-chave:
Tecnologia, Fatores Culturais, Características dos Estudantes, Ensino AprendizagemResumo
Para Robbins et. al. (2002), há uma ligação importante entre o emprego das modalidades de comunicação intermediadas pelo computador, o ensino e a aprendizagem do aluno. Um levantamento de estudantes e entrevistas com professores tinham indicado que o uso do email e software para manejo online de curso contribuiu positivamente para o desempenho dos alunos porque se envolveram mais no processo de ensino-aprendizagem de diversas maneiras. De acordo com a literatura, durante este processo, tanto professor quanto alunos, assumindo maiores responsabilidades para ensinar e aprender constroem novos compromissos em suas relações. Utilizando estas informações como arcabouço teórico-metodológico, desenvolvemos observações, entrevistas, e grupos de foco com estudantes com a finalidade de investigar se os professores, com apoio de tecnologia computacional utilizando o correio eletrônico e programas para armazenamento online de material didático, ajudariam a nutrir uma pedagogia mais participativa. A análise descritiva e interpretação básica dos dados indicaram um aumento nas comunicações dos estudantes e das respostas dos professores. Isto é, com a utilização dos meios de comunicação pedagógica mediada pelo computador, professores e estudantes aumentaram as suas interações que possibilitaram maiores ganhos pedagógicos por todos envolvidos no processo.
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