O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES

Autores

  • EMANOELA MOREIRA MACIEL Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Piauí

Palavras-chave:

Imaginação sociológica, Professor, Saberes docentes

Resumo

Neste estudo, discutimos o conceito de imaginação sociológica e o relacionamos com a construção de saberes docentes. Caracterizamos a imaginação sociológica como aspecto fundamental para a construção destes saberes. Para tanto, trilhamos um caminho teórico, tendo a revisão de literatura como metodologia, fundamentandonos em Tardif (2002), Mills (1982), Alarcão (2010), Morin (2002), entre outros. Discutimos os questionamentos que surgiram durante a tessitura do texto: a imaginação sociológica pode influenciar a construção de saberes docentes? Como o professor desenvolveria a imaginação sociológica na prática? De que maneira a articulação entre a imaginação sociológica e a construção de saberes docentes pode ampliar os conhecimentos relativos à docência? Como o desenvolvimento de uma imaginação sociológica pode superar as dicotomias da docência? Constatamos que a imaginação sociológica influencia a construção de saberes docentes de forma positiva, confirmamos que a imaginação sociológica pode ser um caminho pelo qual a superação das dicotomias pode se efetivar, salientamos o uso de narrativas como proposta para o conhecimento, por parte do professor, de si mesmo com sujeito histórico e de desenvolvimento da imaginação sociológica e percebemos que a ampliação de conhecimentos pode acontecer por meio de uma construção de saberes que tem por base a imaginação sociológica.

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Biografia do Autor

EMANOELA MOREIRA MACIEL, Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Piauí

Professora do Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Piauí. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPI. 

Referências

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Publicado

2012-04-11

Como Citar

MOREIRA MACIEL, E. . (2012). O CONCEITO DE IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA RELAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES. Linguagens, Educação E Sociedade, (25), 17–38. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1404

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