APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • AÍDA TERESA DOS SANTOS BRITO Universidade Federal do Piauí
  • ANA VALÉRIA MARQUES FORTES LUSTOSA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Inclusão, Sistemas Suplementares, Alternativos de Comunicação, TGD

Resumo

Entender a inclusão na escola é trabalhar com a realidade de que todas as pessoas têm direito a um espaço para desenvolver oportunidades condizentes com suas habilidades e necessidades. Nesse sentido, pesquisadores estão preocupados em investigar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala com o objetivo de possibilitar aos alunos com severos distúrbios na comunicação oral a inclusão social e escolar. O objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de Sistemas Suplementares e ou Alternativos de Comunicação (SSAC) como instrumentos de um processo de inclusão de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento em uma escola regular da rede particular de ensino, para tal foi realizada uma pesquisa ação, na qual as atividades foram realizadas com 05 professoras de uma escola regular, visando compreender de maneira específica o fenômeno da transformação do ambiente escolar em um contexto que promova inclusão dessas crianças, a produção de um material em cooperação com as professoras que possibilite uma ampliação e transformação de suas práticas vigentes e analisar a participação efetiva das professoras na sua formação como propulsora de novos conhecimentos. Entre os resultados encontrados obteve-se a ampliação do processo comunicativo dos alunos nas situações de ensino e aprendizagem, por meio de um percurso que selecionou, implementou e adequou recursos comunicativos. Como eixo central desta pesquisa está a abordagem histórico-cultural de Vigotsky (1984, 1994, 1998 e 2000) e os conceitos decorrentes dessa teoria, em especial a Zona de Desenvolvimento Proximal e o de mediação, assim como as idéias de Bakhtin (1992), Luria (1987), Perrenoud (1997), Reily (2004), Pereira (2001), Almirall, Soro-Camats e Bultó (2003), Leboyer (1995), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

AÍDA TERESA DOS SANTOS BRITO, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Educação na UFPI. Professora da Universidade Federal do Piauí. 

ANA VALÉRIA MARQUES FORTES LUSTOSA, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Psicologia. Professora da Universidade Federal do Piauí. 

Referências

ALMIRALL, C. B.; SORO-CAMATS, E.; BULTÓ, H. Sistemas de sinais e ajudas técnicas para a comunicação alternativa e a escrita: princípios teóricos e aplicações. São Paulo: Santos, 2003.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994.

CAPOVILLA, F. C. Comunicação Alternativa: modelos teóricos e tecnológicos, filosofia educacional e prática clínica. In: CARRARA, K. Universidade, sociedade e educação. Marília: Ed.UNESP, 2000.

CARVALHO, R. E. A nova LDB e a Educação Especial. Rio de Janeiro: WVA, 2002.

CLIK – TECONOLOGIA ASSISTIVA. The PCS Libraries on disk. EUA: Mayer-Johnson Co. Disponível em: <http://www.assistiva.com.br/#links1994>.Acesso em: maio/2007.

COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2011.

FÁVERO, E. A. G. Alunos com deficiência e seu direito à educação: trata-se de uma educação especial? In: MANTOAN, M. T. E. O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho ARAÙJO, Jussara Loiola (Org.). Pesquisa Qualitativa em educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

IBIAPINA, I. M. L. de M; FERREIRA, M. S. Reflexão crítica: A Pesquisa Colaborativa na perspectiva sócio-histórica. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, n. 12, p. 26-38, jan./jun.2005.

JONHSON, R. M. Guia dos símbolos de comunicação pictórica. Tradução Giselle Mantovani; José Carlos Tonolli. Porto Alegre: Clik – Recursos Tecnológicos paraEducação, Comunicação e Facilitação, 1998.

MANZINI, E. J. Conceitos básicos em comunicação alternativaaumentativa. In: CARRARA, K. Universidade, sociedade e Educação. Marília: Ed. UNESP, 2000.

MELLO, A. M. R. Autismo. São Paulo: AMA, CORDE, 2004.

MOORE, S. T. Síndrome de Asperger e a escola fundamental. São Paulo: Associação Mais 1, 2005.

NUNES, L. R. O. P. A comunicação alternativa para portadores de distúrbios da fala e da comunicação. In: MARQUEZINE,M. C.; ALMEIDA, M. A; TANAKA, D. O. Perspectivas multidisciplinares em educação especial II. Londrina: Uel, 2001. p.367-373.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

REILY, L. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas, SP: Papirus, 2004.

SANTAROSA, L. M. C. Ambientes de aprendizagem digitais: os caminhos pelas áreas de desenvolvimento proximal de pessoas com necessidades educativas especiais. Porto Alegre: UFRGS, 2001. Projeto com Apoio do Cnpq e Fapergs.

Downloads

Publicado

2013-12-10

Como Citar

DOS SANTOS BRITO, A. T. ., & MARQUES FORTES LUSTOSA, A. V. . (2013). APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 223-246. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)