APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • AÍDA TERESA DOS SANTOS BRITO Universidade Federal do Piauí
  • ANA VALÉRIA MARQUES FORTES LUSTOSA Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Inclusão, Sistemas Suplementares, Alternativos de Comunicação, TGD

Resumo

Entender a inclusão na escola é trabalhar com a realidade de que todas as pessoas têm direito a um espaço para desenvolver oportunidades condizentes com suas habilidades e necessidades. Nesse sentido, pesquisadores estão preocupados em investigar outros recursos que possam ser alternativos e/ou suplementares à fala com o objetivo de possibilitar aos alunos com severos distúrbios na comunicação oral a inclusão social e escolar. O objetivo deste trabalho foi analisar as implicações do uso de Sistemas Suplementares e ou Alternativos de Comunicação (SSAC) como instrumentos de um processo de inclusão de crianças com Transtornos Globais do Desenvolvimento em uma escola regular da rede particular de ensino, para tal foi realizada uma pesquisa ação, na qual as atividades foram realizadas com 05 professoras de uma escola regular, visando compreender de maneira específica o fenômeno da transformação do ambiente escolar em um contexto que promova inclusão dessas crianças, a produção de um material em cooperação com as professoras que possibilite uma ampliação e transformação de suas práticas vigentes e analisar a participação efetiva das professoras na sua formação como propulsora de novos conhecimentos. Entre os resultados encontrados obteve-se a ampliação do processo comunicativo dos alunos nas situações de ensino e aprendizagem, por meio de um percurso que selecionou, implementou e adequou recursos comunicativos. Como eixo central desta pesquisa está a abordagem histórico-cultural de Vigotsky (1984, 1994, 1998 e 2000) e os conceitos decorrentes dessa teoria, em especial a Zona de Desenvolvimento Proximal e o de mediação, assim como as idéias de Bakhtin (1992), Luria (1987), Perrenoud (1997), Reily (2004), Pereira (2001), Almirall, Soro-Camats e Bultó (2003), Leboyer (1995), entre outros.

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Biografia do Autor

AÍDA TERESA DOS SANTOS BRITO, Universidade Federal do Piauí

Mestra em Educação na UFPI. Professora da Universidade Federal do Piauí. 

ANA VALÉRIA MARQUES FORTES LUSTOSA, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Psicologia. Professora da Universidade Federal do Piauí. 

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Publicado

2013-12-10

Como Citar

DOS SANTOS BRITO, A. T. ., & MARQUES FORTES LUSTOSA, A. V. . (2013). APLICAÇÃO DE SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNOS GLOBAIS NO DESENVOLVIMENTO. Linguagens, Educação E Sociedade, (28), 223–246. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1370

Edição

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Artigos

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