A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

  • ROBERTA CAVALCANTE DE FRANÇA Universidade Federal do Ceará
  • KAMILA REGINA SOUZA Universidade do Estado de Santa Catarina
  • ADEMILDE SILVEIRA SARTORI Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8633

Palavras-chave:

Práticas Pedagógias Educomunicativas, Educomunicação, Educação Popular, Ecossistemas Comunicativos

Resumo

Este artigo propõe refletir sobre Educomunicação e Educação Popular a partir de práticas pedagógicas educomunicativas desenvolvidas por educadores(as) populares do Ceará. Trazemos aqui o resultado do exercício reflexivo de pesquisa em andamento sobre a importância de articular a educação popular ao contexto da educação escolar. Para isso, recorremos às visões de autores que pensam Educomunicação e Educação Popular solidificando-os em práticas e teorias. Para subsidiar nossas reflexões, utilizamos como objeto de análise a experiência de doze educadores(as) populares que ministraram oficinas de comunicação no projeto chamado Laboratórios de Comunicação Escolar/Projeto Entrelace, em sete escolas públicas de Fortaleza e Região Metropolitana. A partir de fragmentos do conteúdo das entrevistas, apresentamos e refletimos sobre o que eles(as) entendem sobre Educomunicação e Educação Popular e também como compreendem sua prática pedagógica nas oficinas de comunicação que ministraram no referido projeto. Os(as) educadores(as) destacam a importância de suas práticas estarem envolvidas com temas que problematizem o mundo, a sociedade e as questões levadas pelos(as) educandos(as) para ambientes de aprendizagem, como a escola pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROBERTA CAVALCANTE DE FRANÇA, Universidade Federal do Ceará

Especialista em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, linha Educação, Comunicação e Novas Tecnologias. Membra do Grupo Educom Floripa.

KAMILA REGINA SOUZA, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC), linha Educação, Comunicação e Novas Tecnologias. Membra do Grupo Educom Floripa. 

ADEMILDE SILVEIRA SARTORI, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (PPGE/UDESC). Líder do Grupo de Pesquisa Educom Floripa. 

Referências

ARENAS, Arturo Fernández. Educomunicación, ciudadanía y medios escolares: entrevista con cinco investigadores latinoamericanos. Universidad Santiago de Cali, 2012. Disponível em: <http://revistas.usc.edu.co/index.php/Contextos/article/view/34/29#.VV-ePblViko>. Acesso em:jul./2014.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2006.

CITELLI, Adílson Odair, COSTA; Maria Cristina Castilho (Org.). Educomunicação: Cosntruindo uma nova área de conhecimento. São Paulo: Paulinas, 2011.

COSTA, Maria Cristina Castilho (Org.). Gestão da Comunicação. Projetos de Intervenção. São Paulo: Paulinas, 2009.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

______. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

JAQUINOT, Geneviève. Qu'est-ce qu'un éducommunicateur? La place de la communication dans la formation des enseignants. In: SOARES, Ismar. Educommunication. Textos do UCIP Word Congress. Publicado pelo Núcleo de Comunicação e Educação – NCE/ECA/USP, 2004.

KAPLÚN, Mario. Una Pedagogía de la Comunicacíon. Madrid. Ediciones de la Torre, 1998.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. A comunicação na educação. Tradução Maria Immacolata Vassallo de Lopes e Dafne Melo. São Paulo: Contexto, 2014.

MELO, José Marques de. Os caminhos cruzados da comunicação: política, economia e cultura. São Paulo: Paulus, 2010.

MESSIAS, Cláudio. Duas décadas de Educomunicação: Da crítica ao espetáculo. 2011. 240 f. Dissertação (Mestrado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema em sala de aula. São Paulo: Contexto,2003.

OLIVEIRA, Ramon. A entrada dos computadores na Escola Pública. Informática Educativa. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2002.

OROFINO, Maria Isabel. Mídias e Mediação Escolar: Pedagogia dos meios, participação e visibilidade. São Paulo: Cortez, 2005.

OROZCO-GÓMEZ, Guillermo. Educação: recepção midiática, aprendizagens e cidadania. Tradução Paulo F. Valério. São Paulo: Paulinas, 2014.

PENTEADO. Heloisa Dupas. (Org.). Pedagogia da comunicação: teorias e práticas. São Paulo: Cortez, 1998.

SARTORI, Ademilde Silveira. A prática Pedagógica Educomunicativa e a aprendizagem distraída: criando ecossistemas comunicativos pela mediação escolar. In: REGIS, Fátima et al. (Org.). Tecnologias de Comunicação e Cognição. Porto Alegre: Sulina, 2012.

______; SOUZA, Kamila Regina. Estilos de Aprendizagem e a Prática Pedagógica Educomunicativa na Educação Infantil: Contribuições do Desenho Animado para a Aprendizagem das Crianças Contemporâneas. Revista Estilos de Aprendizaje, n. 10, v.10, oct. 2012. Disponível em: http://www.uned.es/revistaestilosdeaprendizaje/numero_10/lsr_10_octubre_2012.pdf. Acesso em jul./2014.

SOARES, Ismar de Oliveira. A formação do educomunicador. 15 anos na busca de uma mais profunda relação entre o profissional da comunicação/educação e o mundo das crianças e dos adolescentes. Disponível em: < http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/169169547558321842366239420395536299206.pdf.> Acesso em jul./2014.

______. Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação: contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

SOUZA, Kamila Regina de. Desenhos animados e educomunicação: as brincadeiras das crianças e a prática pedagógica da educação infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências Humanas e da Educação-FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Florianópolis, 2013.Disponível em <http://www.tede.udesc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3330>. Acesso em jul./2014.

Downloads

Publicado

2015-04-27

Como Citar

CAVALCANTE DE FRANÇA, R. ., REGINA SOUZA, K. ., & SILVEIRA SARTORI, A. . (2015). A CRIAÇÃO DE ECOSSISTEMAS COMUNICATIVOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS EM ESCOLAS PÚBLICAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (32), 221-243. https://doi.org/10.26694/les.v0i32.8633

Edição

Seção

Artigos