A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO LICEU DO CEARÁ: ENTRE ATOS E FATOS – DENÚNCIAS DO PROFESSOR RODOLFO TEÓFILO

Autores

  • ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FAÇANHA Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8712

Palavras-chave:

Liceu do Ceará, História da educação, Primeira república

Resumo

Este estudo trata de um recorte histórico da ação política do Governo Accioly, nos primeiros anos do século XIX, no Liceu do Ceará, com base na análise de documentos, regulamentos e atos da reforma educacional daquele governo, com ênfase nas análises do Decreto Benjamin Constant de 1890, do Regulamento de 1905, do Regimento de 1915 e da Reforma de 1922, na intenção de desvelar as condutas despóticas do governo da época em relação à perseguição política encetada ao professor de Ciências Naturais, Rodolfo Teófilo, denunciadas pelo próprio professor na obra intitulada Violência, de 1905. Com base na pesquisa bibliográfica, caracteriza o referido acontecimento, a partir de um relato do professor perseguido, o qual retrata ainda a sua iniciativa de defesa, por meio de documentos impetrados contra o governo, bem como a sua indignação diante daquilo que foi intitulada de reforma Aciolina. A partir desse foco é possível observar as intenções e disputas da política local interferindo nos rumos da educação naquele Liceu, por meio de uma ação de consequências certamente desastrosas para o ensino de Ciências, naquela época, a qual se apresenta como uma área incômoda para o poder oligárquico fundado na tradição e contrário ao conhecimento científico moderno.

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Biografia do Autor

ALESSANDRO AUGUSTO DE BARROS FAÇANHA, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Professor do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências. 

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Publicado

2014-04-29

Como Citar

DE BARROS FAÇANHA, A. A. . (2014). A HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NO LICEU DO CEARÁ: ENTRE ATOS E FATOS – DENÚNCIAS DO PROFESSOR RODOLFO TEÓFILO. Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 72–90. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8712

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