AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS

Autores

  • NATANAEL REIS BOMFIM Universidade de Sobornne
  • THAÍS SOUZA DOS SANTOS Universidade do Estado da Bahia
  • LUCIANA BISPO BRASILEIRO LIMA Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Representações sociais, Linguagem, Aprendizagens Significativas

Resumo

Este artigo tem como objetivo a análise das representações sociais sobre a linguagem e sua relação com as aprendizagens significativas. Para tal, usamos as representações sociais (Moscovici, 2007; Abric, 2003) como teoria e método, uma vez que elas são um sistema de ideias, valores e práticas pelas quais os sujeitos e grupos sociais orientam suas ações e se comunicam. A pesquisa foi do tipo bibliográfica e documental, cujos dados foram coletados por meio de charges, tirinhas e quadrinhos, analisados e, em seguida, utilizou-se o software Iramuteq para análise dos dados quantitativos e apresentação dos gráficos de similitude. Os resultados do estudo apontam para necessidade do professor partir dos conhecimentos prévios dos alunos para mediar os saberes, pois, dessa forma, as dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem poderão ser superadas.

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Biografia do Autor

NATANAEL REIS BOMFIM, Universidade de Sobornne

Pós-Doutor em Turismo Pedagógico pela Universidade de Sobornne, Paris I; PHD em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal. Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia, atuando no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc) e no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC).

THAÍS SOUZA DOS SANTOS, Universidade do Estado da Bahia

Mestrando em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC - da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual da Bahia – UNEB. Docente integrante da Rede Estadual de Ensino Público de Salvador (BA). 

LUCIANA BISPO BRASILEIRO LIMA, Universidade do Estado da Bahia

Aluna especial do Mestrado em Educação e Contemporaneidade – PPGEduC - da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Pedagoga. Especialista em Educação e Novas Tecnologias da Comunicação e Informação. Especialista em Gestão Educacional. Gestora e professora integrante da Rede Municipal de Ensino Público de Salvador - Ba. 

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Publicado

2014-10-28

Como Citar

REIS BOMFIM, N. ., SOUZA DOS SANTOS, T. ., & BRASILEIRO LIMA, L. B. . (2014). AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A LINGUAGEM COMO MEDIADORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Linguagens, Educação E Sociedade, (31), 170–190. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1307

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