AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FERNANDO DE AZEVEDO

Autores

  • BRUNA LARISSA CECCO Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • LUCI TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • MIGUEL ÂNGELO SILVA DA COSTA Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6092

Palavras-chave:

Fernando de Azevedo, Análise de Redes, Manifesto dos Pioneiros, Educação Nova

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as principais ideias e os intelectuais que influenciaram o pensamento educacional de Fernando de Azevedo, nas décadas de 20 e 30, contribuindo com a formulação do importante Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), documento único na história da educação brasileira, que evidenciava a importância em criar um sistema de organização escolar em torno de alguns objetivos comuns, como uma educação pública, laica, gratuita e obrigatória, colocando assim a função do Estado em debate. Com base na metodologia de análise de redes sociais, procuramos identificar os educadores estrangeiros que inspiraram a criação da figura política, educacional e social de Azevedo e, consequentemente, do Manifesto, com a luta dos 26 signatários preocupados a construir uma nova educação e um país melhor. A rede social tem como ator principal Fernando de Azevedo, e, como nós secundários Georg Kerschensteiner, John Dewey, Émile Durkheim e Johann Pestalozzi, importantes intelectuais que foram responsáveis por mudanças político-educacionais em seus países de origem. Identificamos uma estrutura caracterizada pela incorporação de conhecimentos, teorias, exercícios e práticas que foram consideradas fundamentais em um movimento mundial por uma educação pública, que garantisse direito a todos e que possibilitasse a construção de um país, de um mundo melhor, e que influenciou o cardeal Fernando de Azevedo na defesa de um Brasil com educação para todos.

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Biografia do Autor

BRUNA LARISSA CECCO, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. 

LUCI TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica, Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educacão da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.

MIGUEL ÂNGELO SILVA DA COSTA, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em História pelo PPGH da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. 

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Publicado

2016-02-20

Como Citar

LARISSA CECCO, B. ., MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI, L. T. ., & SILVA DA COSTA, M. ÂNGELO . (2016). AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FERNANDO DE AZEVEDO. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 91–107. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6092

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