AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FERNANDO DE AZEVEDO

Autores

  • BRUNA LARISSA CECCO Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • LUCI TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • MIGUEL ÂNGELO SILVA DA COSTA Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6092

Palavras-chave:

Fernando de Azevedo, Análise de Redes, Manifesto dos Pioneiros, Educação Nova

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar as principais ideias e os intelectuais que influenciaram o pensamento educacional de Fernando de Azevedo, nas décadas de 20 e 30, contribuindo com a formulação do importante Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932), documento único na história da educação brasileira, que evidenciava a importância em criar um sistema de organização escolar em torno de alguns objetivos comuns, como uma educação pública, laica, gratuita e obrigatória, colocando assim a função do Estado em debate. Com base na metodologia de análise de redes sociais, procuramos identificar os educadores estrangeiros que inspiraram a criação da figura política, educacional e social de Azevedo e, consequentemente, do Manifesto, com a luta dos 26 signatários preocupados a construir uma nova educação e um país melhor. A rede social tem como ator principal Fernando de Azevedo, e, como nós secundários Georg Kerschensteiner, John Dewey, Émile Durkheim e Johann Pestalozzi, importantes intelectuais que foram responsáveis por mudanças político-educacionais em seus países de origem. Identificamos uma estrutura caracterizada pela incorporação de conhecimentos, teorias, exercícios e práticas que foram consideradas fundamentais em um movimento mundial por uma educação pública, que garantisse direito a todos e que possibilitasse a construção de um país, de um mundo melhor, e que influenciou o cardeal Fernando de Azevedo na defesa de um Brasil com educação para todos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

BRUNA LARISSA CECCO, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó Professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. 

LUCI TERESINHA MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Educação Cientifica e Tecnológica, Professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educacão da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó.

MIGUEL ÂNGELO SILVA DA COSTA, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em História pelo PPGH da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó. 

Referências

ALVES, Catharina Edna Rodriguez. Fernando de Azevedo: Na batalha do humanismo. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências, da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Campus de Marília, 2004.

AMBONI, Vanderlei; NETO, Luiz Bezerra; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. Trabalho e educação na construção da Rússia socialista. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 51, p. 266-278, jun. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores 1959. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 122 p. (Coleção Educadores).

COMISSOLI, Adriano; COSTA, Miguel Ângelo Silva. Estrelas de Primeira Grandeza: reflexões sobre o uso de redes sociais na investigação histórica. MÉTIS: história & cultura, v. 13, n. 25, p. 11-30, jan./jun. 2014.

CUNHA, Marcus Vinícius. John Dewey: uma filosofia para educadores em sala de aula. 2. ed.Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. 89 p.

DEVÉS-VALDÉS, Eduardo. Redes Intelectuales en América Latina: Hacia la constitución de una comunidad intelectual. Santiago de Chile: Colección Idea, Segunda Época, 2007.

EDUCADORES brasileiros. Educação. São Paulo: Segmento, 2010.

FILLOUX, Jean-Claude. Émile Durkheim. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 148 p. (Coleção Educadores - MEC). Tradução por Maria Lúcia Salles Boudet e organização por Celso do Prado Ferraz de Carvalho e Miguel Henrique Russo.

LIMA, Silvia; EVANGELISTA, Olinda. Fernando de Azevedo: sociólogo e educador. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008. 127 p.

MONARCHA, Carlos. História da educação (brasileira): formação do campo, tendências e vertentes investigativas. História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 21, p. 51-77, jan/abr 2007.

PENNA, Maria Luiza. Fernando de Azevedo. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 162 p. (Coleção Educadores - MEC).

PILETTI, Nelson. Fernando de Azevedo. Estudos avançados. [online], v.8, n. 22, p. 181-184,1994.

RÖHRS, Hermann. Georg Kerschensteiner. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 142 p. (Coleção Educadores - MEC). Tradução e organização por Danilo Di Manno de Almeida e Maria Leila Alves

RUSSOS proeminentes: Anatoly Lunacharsky. Russiapedia. Disponível em: <http://russiapedia.rt.com/prominent-russians/politics-and-society/anatoly-lunacharsky/>. Acesso em 07 out. 2015.

VIDAL, Diana. Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. História da Educação no Brasil: uma Constituição Histórica do Campo (1880-1970). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 23, n. 45, p. 37-70, 2003.

WESTBROOK, Robert B.; TEIXEIRA, Anísio. John Dewey. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 136 p. (Coleção Educadores - MEC). Tradução e organização por José Eustáquio Romão e Verone Lane Rodrigues.

Downloads

Publicado

2016-02-20

Como Citar

LARISSA CECCO, B. ., MARCHIORI DOS SANTOS BERNARDI, L. T. ., & SILVA DA COSTA, M. ÂNGELO . (2016). AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PENSAMENTO EDUCACIONAL DE FERNANDO DE AZEVEDO. Linguagens, Educação E Sociedade, (34), 91-107. https://doi.org/10.26694/les.v1i2.6092

Edição

Seção

Artigos