O PROCESSO DE REFORMULAÇÃO TEXTUAL

Autores

  • MARIA VILANI SOARES

Palavras-chave:

Reescrita, Operações lingüísticas

Resumo

Esta pesquisa propõe um estudo do processo de reformulação textual de alunos da 8ª série, do ensino fundamental, de uma escola pública na cidade de Picos-PI, a partir da análise das operações lingüísticas observadas nos textos reformulados, verificando as contribuições dessa atividade para o processo de ensino/aprendizagem de produção textual. Para tanto, seguiram-se algumas das teorias sobre escritura e reescritura, em suas bases cognitivas. Os alunos produziram a primeira versão, e, em seguida, em três grupos distintos, a reformulação de texto (individualmente, com o colega e com o professor). Verificou-se que, das três modalidades de reformulação, resultaram melhorias nos textos e situações de aprendizagem, pois, independentemente de quem fossem os parceiros, os sujeitos manifestaram a capacidade de refletir sobre a linguagem e perceber a necessidade de ajustamentos.

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Biografia do Autor

MARIA VILANI SOARES

Doutoranda e Mestre em Lingüística (UFC), Especialista em Língua Portuguesa (UFPI) e Professora do Departamento de Letras da UFPI – Campus do Junco/ Picos-PI.

Referências

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Publicado

2006-12-15

Como Citar

SOARES, M. V. . (2006). O PROCESSO DE REFORMULAÇÃO TEXTUAL. Linguagens, Educação E Sociedade, (15), 57–74. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1550

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