EDUCAÇÃO POPULAR VOLUNTÁRIA NO MOVIMENTO DE LUTA POR MORADIA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTORICIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL COLABORATIVA

Autores

  • NADILSON RIBEIRO DE SIQUEIRA Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação
  • NATANAEL REIS BOMFIM Universidade de Sobornne
  • WALTER VON CZÉKUS GARRIDO Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8203

Palavras-chave:

Educação Popular Voluntária, Movimentos Sociais, Moradias, Cartografia das Memórias

Resumo

Este trabalho objetiva propor reflexões a respeito dos rumos da Educação Popular diante dos desafios contemporâneos, apresentando a realidade do Movimento de Luta por Moradia (MLM) em Salvador desde a sua origem, utilizando uma “cartografia das memórias” construída pelos protagonistas iniciais de uma historicidade de reivindicações e resistência até o entendimento do conceito de Educação Popular circulante nesse importante Movimento Social. Analisa os discursos dos sujeitos da pesquisa como forma de revelar inúmeras as carências que se estabelecem na dinâmica de luta dos Sem-teto por moradia digna e que se incorporam às suas lutas, constituindo elementos dos seus pensamentos e práticas. Revelou-se a importância de ampliar o conceito de Educação Popular para uma Educação Popular Voluntária baseada em contribuições individuais de sujeitos movidos pelo “espírito voluntário” a se somarem às outras práticas educativas tradicionais, tendo sido proposto, para este fim, o eduKit, na forma de uma plataforma virtual colaborativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

NADILSON RIBEIRO DE SIQUEIRA, Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação

Mestre em Educação pelo Programa Gestão e Tecnologia Aplicadas à Educação (GESTEC), Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (1988); Desenvolve Projetos para o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), no segmento voltado para baixa renda.
 

NATANAEL REIS BOMFIM, Universidade de Sobornne

Pós-Doutor em Turismo Pedagógico, pela Universidade de Sobornne, Paris I; PHD em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal; Mestre em Educação, pela Universidade Federal da Bahia. 

WALTER VON CZÉKUS GARRIDO, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia PPGEDUC/UNEB; Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia PPGEDUC/UNEB (2013), Especialista em Gestão de Sistemas de Informação pela Faculdade de Tecnologia Empresarial FTE/ÁREA 1 (2001); Formação em Psicologia Social; e, Graduado em Educação Física: Licenciatura Plena pela Universidade Católica do Salvador UCSal (1989).

Referências

BRITO, Francisco J O. Análise crítica da cartografia: potencialidades do uso de mapas na contemporaneidade. UNEB/PPGEDUC: Tese de Doutorado em Educação e Contemporaneidade, 2013.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes,1994.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008b.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4ª ed. 7ª reimp.São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

______, Milton. Por uma outra globalização. 19ª ed. Rio de Janeiro, RJ: Record, 2010.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

DE SIQUEIRA, N. R. ., REIS BOMFIM, N. ., & CZÉKUS GARRIDO, W. V. . (2018). EDUCAÇÃO POPULAR VOLUNTÁRIA NO MOVIMENTO DE LUTA POR MORADIA: CONTRIBUIÇÕES DA HISTORICIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL COLABORATIVA. Linguagens, Educação E Sociedade, (40), 208-227. https://doi.org/10.26694/les.v1i40.8203

Edição

Seção

Artigos