SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente

Autores

  • JOANA ELISA RÖWER Universidade Federal de Santa Maria
  • TIAGO MELGAREJO DO AMARAL GIORDANI Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Educação, Formação docente, Práticas educativas

Resumo

Esse trabalho expressa algumas considerações sobre a produção da subjetividade docente, tendo como principal objetivo compreender os processos de construção dos desejos de ser educador e das satisfações e insatisfações da prática educativa. Diante disso, o estudo, que se caracteriza como uma pesquisa que atrela reflexões teóricas e relatos de vida fez uso da metodologia da História Oral e de memoriais descritivos de seis educadoras. Nesse sentido, o texto apresenta, primeiramente, considerações sobre a metodologia utilizada, a memória e as possibilidades interpretativas do discurso. Sem definir conceitos expõe algumas possibilidades de compreensão do desejo e, por fim, revela trechos das histórias narradas relacionando com a prática e a formação docente. Conclui, afirmando que se a formação e a prática educativa ocorrem de forma fundamentalmente intro-determinada, revelando escolhas e sentidos particulares, há também uma construção social de sentidos e concepções que permeiam os discursos e as ações dessas educadoras, tornando necessária a auto-reflexão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

JOANA ELISA RÖWER , Universidade Federal de Santa Maria

Bacharel em Ciências Sociais, Licenciada em Sociologia e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. 

TIAGO MELGAREJO DO AMARAL GIORDANI, Universidade Federal de Santa Maria

Psicólogo, mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Professor do curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI/Campus Santiago RS.

Referências

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: ______. (Org.). Vidas de Professores. 2. ed. Portugal: Porto, 1992. p.11-30.

_____. O processo histórico de profissionalização do professorado. In: NÓVOA, A. (Org.) Profissão Professor. 2. ed. Portugal: Porto, 1995. p. 14-33.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 5. ed. Campinas, SP: EdUNICAMP, 2002.

_____. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 2004.

PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.

_____. Fadiga. In: ______. et al. A escola de A a Z: 26 maneiras de repensar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 41-3.

RANCI, C. Relações difíceis - A interação entre pesquisadores e atores sociais. In: MELUCCI, A. (Org.). Por uma sociologia reflexiva: pesquisa qualitativa e cultura. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 43-66.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 11. ed. Porto: Afrontamento, 1999.

SAVOIE-ZAJC, L. Galé. In: PERRENOUD, P. et al. A escola de A a Z: 26 maneiras de repensar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 45-7.

SILVA, I. de O. Profissionais da Educação Infantil: formação e construção de identidades. São Paulo: Cortez, 2001.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

_____. LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

TEDESCO, J. C. Nas cercanias da memória. Passo Fundo: EdUPF, 2004.

THOMPSON, P. A voz do passado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2008-12-15

Como Citar

RÖWER , J. E. ., & DO AMARAL GIORDANI, T. M. . (2008). SATISFAÇÕES E INSATISFAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA: uma investigação sobre a produção de subjetividades e as percepções do desejo de ser docente. Linguagens, Educação E Sociedade, (19), 111-117. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1512

Edição

Seção

Artigos