OS SABERES E OS FAZERES CONSTRUIDOS NA SALA DE AULA DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v1i37.7575Palavras-chave:
Estágio Supervisionado, Saber, Saber ser, Saber fazer, Prática pedagógicaResumo
Este artigo tem como objetivo geral investigar o Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia, na perspectiva de análise dos saberes e dos fazeres construídos na regência de classe. Como objetivos específicos: caracterizar a prática pedagógica no estágio supervisionado no que concerne ao saber e ao fazer docente; descrever os saberes e os fazeres construídos na vivência do estágio supervisionado; identificar como o aluno estagiário relaciona os saberes construídos na academia com a prática pedagógica no estágio supervisionado. O Estágio Supervisionado deve ser o momento de formação que viabilize a produção de conhecimentos sobre a realidade da escola durante a regência de classe. É uma pesquisa narrativa e para produção dos dados utilizamos o questionário, o memorial e as rodas de conversa. Os dados foram analisados e interpretados com a técnica de análise de conteúdo, tomando como base Bardin (2009). A investigação foi realizada com alunas do sexto período do curso de Pedagogia do Centro de Estudos Superiores de Caxias/UEMA, matriculados na disciplina Estágio Supervisionado do ensino fundamental. O aporte teórico foi sustentado nos autores Pimenta e Anastasiou (2002), Veiga (2009), Tardif (2006), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (2011), Mendes (2006), Brito (2011), Piconez (2007), entre outros. Os resultados do estudo apontam para a necessidade de reflexões e discussões mais aprofundadas sobre o saber, o saber ser e o saber fazer necessários à formação dos futuros professores, a fim de se estabelecer relações entre os saberes construídos na academia e os saberes construídos na prática de sala de aula durante o estágio supervisionado.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BECKER, F.; MARQUES T. B. I. (Org.). Ser professor e ser pesquisador. Porto Alegre:Mediação, 2010.
BRITO, A. E. Professores experientes e formação profissional: evocações... narrativas...e trajetórias. Linguagens, Educação e Sociedade, Teresina, 17, p. 29-38, jul./dez. 2007.
______. (Re)discutindo a formação de professores na interface com o estágio supervisionado. Revista Iberoamericana de Educación n. 56/2. Page 2. 2011. 15/9/11. Disponível em: <http://www.rieoei.org/deloslectores/3908Edna.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2012.
BURIOLLA, M.; A. F. Estágio Supervisionado. São Paulo: Cortez, 2011.
BRZEZINSKI, I. Pedagogia, Pedagogos e Formação de Professores – busca e movimento.Campinas, São Paulo: Papirus, 1996
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
ARAÚJO, R. D. de. O estágio supervisionado no curso de Pedagogia da Uespi: articulação teoria-prática na formação docente. Dissertação (Mestrado em Educação). 135 f. Programa de PósGraduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, 1999.
GAUTHIER, C. [et al], PEREIRA, F. Tradução. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 2006
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
LIMA, M. da G. S. B. Autobiografias de professores e formação: releitura de uma tese. In:MENDES S. J. A. de C.; LIMA, M. da G. S. B. L. (Org.). Formação, prática pedagógica e pesquisa em educação: retratos e relatos. Teresina: EDUFPI, 2011.
MACIEL, E. M. O estágio supervisionado como espaço de construção do saber ensinar. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Piauí. Teresina: UFPI, 2012.
MENDES, B. M. M. A prática de ensino e o estágio supervisionado na construção de saberes e competências didático-pedagógicas: o caso da UFPI. Tese de doutorado (Doutorado em Educação) 310 f. Programa de Pós-Graduação em Educação. Núcleo de educação, Currículo e Ensino. Universidade Federal do Ceará, 2005
MELO, G. F. NAVES, M. L. de P. (org). Didática e docência universitária. Uberlândia: EDUFU, 2012
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2008.
OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2010
PICONEZ, S. C. B. (Coord). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas, São Paulo, Papirus, 1994
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004
PIMENTA, S. G.; Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? São Paulo: Cortez, 1995
PRADO, G. do V. T. (Org.). Narrativas docentes: Trajetórias de trabalhos pedagógicos. In: Saberes docentes: narrativas em destaque. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2007
RICHARDSON, R. J. [et al]. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: Por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo:Cortez, 2010.
SOUZA, E. C. ; MIGNOT, A. C. V. (org.). Historias de vida e formação de professores. Rio de janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008
TARDIF, M. LESSARD, C. MAGALHÃES, L. Tradução. O ofício de professor. 2 ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2008
WARSCHAUER, C. A roda e o registro: uma parceria entre professor, aluno e conhecimento.Rio de Janeiro: Paz e Terra,2002.