EDUCAÇÃO SENSÍVEL E DE DIREITO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOCENTES NO CAMPO DA EJA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2557Palavras-chave:
Educação sensível, EJA, Experiência, Formação docente, Residência PedagógicaResumo
Este texto resulta de uma pesquisa-formação que intencionou compreender experiências formativas de licenciandos/as, vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, a partir do Programa Residência Pedagógica, núcleo Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia. Com discussão situada no entendimento da EJA como direito e na compreensão da formação docente como complexa e multirreferencial, tensiona concepções limitadas ao saber e ao saber-fazer e propõe ampliação dos itinerários formativos para contemplar, também, o saber-ser. Discorre sobre a construção de uma epistemologia docente fundada nas relações, apresentando eixos significantes engendrados no âmbito do Programa e que balizaram o trabalho pedagógico realizado. Apresenta experiências formativas destacadas pelos/as licenciandos/as como potencializadoras de uma educação sensível e apresenta como resultados o entendimento de que a apropriação simultânea de teorias curriculares, a compreensão da complexidade do fenômeno educativo e a experienciação de dinâmicas que abarcam a indissociabilidade entre o sensível e o inteligível, potencializam uma formação docente relevante para uma prática pedagógica inclusiva e humanizada, essencial aos sujeitos da EJA
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