EDUCAÇÃO SENSÍVEL E DE DIREITO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOCENTES NO CAMPO DA EJA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2557

Palavras-chave:

Educação sensível, EJA, Experiência, Formação docente, Residência Pedagógica

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa-formação que intencionou compreender experiências formativas de licenciandos/as, vivenciadas na Educação de Jovens e Adultos, a partir do Programa Residência Pedagógica, núcleo Pedagogia, da Universidade Federal da Bahia. Com discussão situada no entendimento da EJA como direito e na compreensão da formação docente como complexa e multirreferencial, tensiona concepções limitadas ao saber e ao saber-fazer e propõe ampliação dos itinerários formativos para contemplar, também, o saber-ser. Discorre sobre a construção de uma epistemologia docente fundada nas relações, apresentando eixos significantes engendrados no âmbito do Programa e que balizaram o trabalho pedagógico realizado. Apresenta experiências formativas destacadas pelos/as licenciandos/as como potencializadoras de uma educação sensível e apresenta como resultados o entendimento de que a apropriação simultânea de teorias curriculares, a compreensão da complexidade do fenômeno educativo e a experienciação de dinâmicas que abarcam a indissociabilidade entre o sensível e o inteligível, potencializam uma formação docente relevante para uma prática pedagógica inclusiva e humanizada, essencial aos sujeitos da EJA

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Biografia do Autor

VERÔNICA ALMEIDA, UFBA

Doutorado em Educação UFBA. Professora Adjunta UFBA, Salvador, Bahia, Brasil.

Andrea Barros Daltro de Castro Costa, Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED)

 Mestrado em Educação UNEB. Professora SMED-Salvador, Bahia, Brasil

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

ALMEIDA, V., & Barros Daltro de Castro Costa, A. (2022). EDUCAÇÃO SENSÍVEL E DE DIREITO: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DOCENTES NO CAMPO DA EJA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(51), 95–121. https://doi.org/10.26694/rles.v26i51.2557

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