A RELAÇÃO ENTRE VIAGEM, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE PARA MÁRIO DE ANDRADE

Autores

  • RICARDO ELIA DE ALMEIDA MAGALHÃES Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7966

Palavras-chave:

O Turista Aprendiz, Parques Infantis, Mário de Andrade, Modernismo, Cultura brasileira, Cultura popular, Educação

Resumo

Este trabalho investiga a relação estabelecida entre viagem e educação no livro “O Turista Aprendiz”, de Mário de Andrade, escrito na década de 1920, e em seu projeto educacional “Parques Infantis”, implementado na cidade de São Paulo na década de 1930. A pesquisa investiga a forma como Mário de Andrade concebeu suas viagens de uma perspectiva educacional e como em seu projeto educacional, o intelectual colocou em prática elementos assimilados durante as suas viagens. No fim da década de 1920, o autor fez duas viagens, uma para o Norte passando pelo Nordeste e outra para o Nordeste no Brasil. As suas impressões, concebidas como um diário de viagem e publicadas na década de 1970 com o título “O Turista Aprendiz”, buscam apreender a identidade brasileira, em suas múltiplas faces, através dos costumes e especificidades de cada local visitado. Na década de 1930, no período em que foi diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Mário de Andrade pôs em prática um projeto de educação infantil denominado “Parques Infantis”, no qual crianças realizavam atividades artísticas ao ar livre inspiradas em diversas manifestações culturais do Brasil. Assim, este trabalho tem importância pela atualidade do tema; busca ampliar o conhecimento acerca da História da Educação no Brasil; e nos permite refletir sobre assuntos de grande relevância para os dias de hoje referente às mobilidades, trocas culturais, identidade, diversidade, imaginação e projetos educacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RICARDO ELIA DE ALMEIDA MAGALHÃES, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Comunicação Social - Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRio). Dissertação de mestrado em andamento financiada por bolsa acadêmica do CNPq.

Referências

ABDANUR, Elizabeth. Parques infantis de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 36, p. 263-270, 1994.

ANDRADE, Mário de. A Lição do Amigo: cartas de Mário de Andrade a Carlos Drummond de Andrade. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1982.

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins; Brasília: INL,1972.

ANDRADE, Mário de. Compêndio da História da Música. São Paulo: Chirato, 1929.

ANDRADE, Mário de. O baile das quatro artes. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1963.

ANDRADE, Mário de. O Turista Aprendiz; edição de texto apurado, anotada e acrescida de documentos por Telê Ancona Lopez, Tatiana Longo Figueiredo; Leandro Raniero Fernandes, colaborador. Brasília: Iphan, 2015.

CANDIDO, Antonio. O Observador Literário. Rio de janeiro: Ouro sobre Azul, 2008.

FARIA, Ana Lucia G. Educação pré-escolar e cultura. Campinas: Unicamp/Cortez, 1999.

GOBBI, Márcia; RUBINO, Silvana; VALENTINI, Luísa. Mário de Andrade e os Parques Infantis. São Paulo: Itaú Cultural, 2013.

KUHLMANN JÚNIOR, M. Prefácio In: FARIA, A. L. G. Educação pré-escolar e cultura. São Paulo: Cortez, p.9-15, 2002.

MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano - do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Athena, 2004.

MUNARI, Bruno. Fantasia. Lisboa: Edições 70, 1997.

NAMURA, Mª R. O sentido do sentido em Vigotski: uma aproximação com a estética e a ontologia do ser social de Lukács. Tese de Doutora da Pontíficie Universidade Católica/SP, 2003.

VASCONCELLOS, Vera M. R. de; SANTOS, Núbia Csaper in LEITE, Miriam S;GABRIEL, Carmem Teresa (org). Linguagem, Discurso, Pesquisa e Educação. Rio deJaneiro: DP et Alii, 2015.

VIGOSTKY, L. S. A construção do Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes,2008.

Downloads

Publicado

2018-04-15

Como Citar

DE ALMEIDA MAGALHÃES, R. E. . (2018). A RELAÇÃO ENTRE VIAGEM, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE PARA MÁRIO DE ANDRADE. Linguagens, Educação E Sociedade, (39), 91-110. https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7966

Edição

Seção

Artigos