FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • VERA LÚCIA FERNANDES DE BRITO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
  • DANIELA OLIVEIRA VIDAL DA SILVA Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • CLÁUDIO PINTO NUNES Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8397

Palavras-chave:

Políticas públicas, Formação docente, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão a cerca da Política Educacional Brasileira para Formação Docente da Educação Básica e tem por objetivo principal analisar a formação inicial e continuada de professores no Brasil, suas concepções, os desafios para sua implementação e a composição curricular coerente com a discussão apresentada. Este texto é o resultado de uma pesquisa bibliográfica e documental e tem como elemento norteador a legislação educacional nacional. Destaca a necessidade em superar as dificuldades, rompendo com paradigmas e, principalmente, criando estratégias para que as políticas educacionais não sejam meros instrumentos legais que atuam apenas no campo da teoria e sim que permitam aos professores modificarem sua realidade, contribuindo para melhorar o atual cenário educacional brasileiro.

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Biografia do Autor

VERA LÚCIA FERNANDES DE BRITO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED UESB. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Itapetinga. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).

DANIELA OLIVEIRA VIDAL DA SILVA, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED UESB. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). Pedagoga da Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Santo Agostinho, campus Vitória da Conquista – Bahia. 

CLÁUDIO PINTO NUNES, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq).  

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Publicado

2021-12-04

Como Citar

FERNANDES DE BRITO, V. L. ., OLIVEIRA VIDAL DA SILVA, D. ., & PINTO NUNES, C. . (2021). FORMAÇÃO DOCENTE E CURRÍCULO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Linguagens, Educação E Sociedade, 118–138. https://doi.org/10.26694/les.v1i1.8397

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