MODELOS PEDAGÓGICOS NA ESCOLA RURAL PARA VIVER A DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i41.8746Palavras-chave:
escola rural, democracia, valores plurais, aula multiseriada, modelos pedagógicosResumo
Atualmente, muitas escolas estão implementando modelos pedagógicos que apostam na democracia escolar. Estes são modelos em que as relações entre as pessoas da sala de aula e na escola não seguem uma hierarquia vertical clássica, mas a partir de uma abordagem horizontal e onde a organização tradicional do currículo por assunto se rompe para utilizar os conteúdos e as competências de forma mais transversal; a diversidade torna-se um valor pedagógico em vez de um problema. O objetivo principal do artigo é aprofundar o conceito de democracia escolar na escola rural como um processo que é necessário para viver, como já disse Dewey em 1916, em seu famoso livro Democracia e Educação: Uma Introdução à Filosofia da Educação; e isso pode ser feito a partir de modelos pedagógicos onde o trabalho colaborativo e as estratégias ativo participativas favorecem a vivencia dos valores plurais, humanos e inclusivos na escola e ademais respondem a abordagens de justiça social, igualdade, equidade e participação, compartilhando-as com a comunidade de educação rural em todos os aspectos relevantes do centro e o agrupamento de escolas rurais, tanto do ponto de vista da gestão quanto dos aspectos relacionados a ela com a aprendizagem dos alunos.
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