EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PROEJA NO RESGATE DO DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i42.9337

Palavras-chave:

PROEJA, Direito a Educação, Jovens e Adultos

Resumo

Neste artigo discute-se o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) que foi instituído, em âmbito federal, por meio do Decreto nº 5.478/05, revogado pelo Decreto nº 5.840/06, com foco no currículo integrado, sua proposta principal, cuja concepção e materialização, objetiva-se analisar neste artigo É um programa que se propõe a contribuir para a formação omnilateral do trabalhador, o que nos motivou a pesquisar a sua materialização no âmbito da rede federal de ensino, no estado do Maranhão. O PROEJA foge do escopo de uma política compensatória, colocando-se na perspectiva de resgate do direito do jovem e adulto que retorna à escola, a uma escolarização e profissionalização fundamentadas em bases científicas, tecnológicas, envolvendo o trabalho e a cultura e, assim, vislumbrando uma formação integral do aluno que lhes possibilite compreender e se compreender no mundo. Para fundamentar essa discussão, adota-se como aporte teórico as contribuições de Gramsci (2001), Frigotto, Ciavata e Ramos (2012), Paiva (1985), Nosella (2016), dentre outros. Realiza-se uma abordagem qualitativa por favorecer a compreensão das relações sociais no seu sentido macro, em seu movimento e contradições, bem como dos valores culturais, processos históricos que determinam tais relações. Conclui-se a discussão, revelando que o currículo desenvolvido é transpassado por uma complexidade, que envolve o seu conteúdo, a formação e prática dos professores, as condições objetivas da escola para materializá-lo, contudo docentes, discentes e gestores compreendem a necessidade de garantir esse direito.

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Biografia do Autor

LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, com atuação na Graduação e Pós-Graduação em Educação. São Luis – MA.
 

NATÁLIA CRISTINA GOIABEIRA DOS SANTOS, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal do Maranhão.  

Referências

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

SILVEIRA DE MORAES, L. C. ., & GOIABEIRA DOS SANTOS, N. C. . (2019). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O PROEJA NO RESGATE DO DIREITO À ESCOLARIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO. Linguagens, Educação E Sociedade, (42), 29–50. https://doi.org/10.26694/les.v0i42.9337

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