LETRAMENTO E ESCRITA: PROBLEMATIZANDO INDÍCIOS DE AUTORIA EM LIVROS DE HISTÓRIAS ELABORADOS POR ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i39.7972Palavras-chave:
Autoria, Letramento, Escrita, Discurso pedagógicoResumo
Por meio deste artigo apresentamos o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo investigar a constituição da autoria na produção escrita de textos de alunos que participaram de sessões de contação de histórias. Os textos dos alunos foram analisados textos de alunos das séries iniciais conforme o paradigma indiciário e a Análise do Discurso pecheutiana. Por meio da análise destes textos, veiculados na forma de narrativas e formatados em pequenos livretos, obtivemos os seguintes resultados: indícios organizados como marcas de autoria e a identificação da manifestação autoritária do discurso pedagógico escolar. Por meio do debate entre indícios de autoria e as marcas do discurso pedagógico foram postos em questão os mecanismos ideológicos envolvidos nas posições discursivas que foram possíveis de serem analisadas.
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