O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i44.8680

Palavras-chave:

Alfabetiza Maranhão, Leitor de textos, Produtor de textos

Resumo

A alfabetização continua se apresentando como um desafio presente no cenário educacional brasileiro, exigindo ações que promovam mudanças efetivas. Resultado de uma pesquisa documental, este artigo analisa as implicações do Programa Alfabetiza Maranhão para a formação do leitor e produtor de textos, com base nas orientações para o ensino da leitura e da escrita presentes em três Cadernos de Atividades utilizados durante a sua implementação no ano de 2015. Nortearam a fundamentação e a análise dos dados: Volochinov (2017), Bakhtin (2016), Duarte (2011), entre outros. Os resultados apontam que as orientações advindas do referido Programa dificultam a formação de leitores e de produtores de textos, por não aproximar os alunos dos gêneros textuais que circulam socialmente, tendo em vista que os materiais de leitura dão ênfase à didatização da literatura, além de supervalorizarem os aspectos técnicos da língua como ponto de partida do processo de alfabetização de crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EDITH MARIA BATISTA FERREIRA, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará – PPGE/UECE. Professora do Departamento de Educação I do curso de Pedagogia da UFMA-Bacanga, São Luís-MA. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “O Ensino da Leitura e da Escrita como práticas dialógicas” (GLEPDIAL), Coordenadora do Projeto de Extensão “Entrelinhas: Alfabetização Dialógica” e Pesquisadora do Projeto “Observatório das Práticas de Leitura e Escrita do Maranhão”.

JOELMA REIS CORREIA, Universidade Estadual de Marília

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Marília. Professora do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica- PPGEEB/UFMA, Campus Bacanga, São Luís-MA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “O Ensino da Leitura e da Escrita como práticas dialógicas” (GLEPDIAL), Coordenadora do Projeto de Extensão “Entrelinhas: Alfabetização Dialógica” e do Projeto de Pesquisa “Observatório das Práticas de Leitura e Escrita do Maranhão”.

VANJA MARIA COUTINHO FERNANDES, Educação Básica

Professora do Departamento de Educação I, Vice Coordenadora e Professora Permanente do Programa de PósGraduação em Gestão do Ensino da Educação Básica – PPGEEB/MA, Campus Bacanga, São Luís MA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Ensino da Língua Portuguesa dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (GruPELPAI), Doutora em Educação.

Referências

ABBATTI, R.; VILLAS-BÔAS, S.; CABRAL, A. V.-B. Grupos áulicos. In: ROCHA, A. L. C. da. A interação na sala de aula: grupos áulicos. Porto Alegre: GEEMPA, 2005, p.83-96.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional de Alfabetização. Brasília: DF: INEP, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais Anísio Teixeira. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, 2015. Disponível em: < http://www.ideb.inep.gov.br/resultado/br>. Acesso em: 20 de fevereiro de 2017.

COLOMER, T. Andar entre livros: a leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2011.

GEEMPA. Caderno de atividades a partir do livro Dinomir, o gigante: livro do professor. Porto Alegre: GEEMPA, 2009.

GEEMPA. Todos juntos somos forte: caderno do professor. Porto Alegre: GEEMPA, 2010a.

GEEMPA. Caderno de atividades a partir dos documentários Que letra é essa? E do gozo da ignorância ao prazer de aprender: livro do professor. Porto Alegre: GEEMPA, 2010b.

GEEMPA. Aula entrevista: caracterização do processo rumo à escrita e à leitura. 2. ed. Porto Alegre: 2013.

GERALDI, J. W. Alfabetização e letramento: perguntas de um alfabetizando que lê. In: ZACCUR, E. Alfabetização e letramento: o que muda quando muda o nome? Rio de

Jeneiro: Rovelle, 2011.

GOES, M. C. R. de. A criança e a escrita: explorando a dimensão reflexiva do ato de escrever. In: SMOLKA, A. L. B.; GOES, M. C. R. de. A linguagem e o outro no espaço escolar: Vygotsky e a construção do conhecimento. Campinas, SP: Papirus, 1993.

GONTIJO, C. M. M. Apropriação da linguagem, escrita e ensino. Conjectura, v. 14, n. 2, maio/ago, 2009.

GROSSI, E. P. Aspectos Pedagógicos do Construtivismo Pós-Piagetiano. In: GROSSI, E. P.; BORDIN, J. Construtivismo Pós Piagetiano: um paradigma de aprendizagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1993, p.156-161.

GROSSI, E. P. Uma nova maneira de estar em aula. Porto Alegre: GEEMPA, 2007.

GROSSI, E. P. A formação de pequenos grupos nas salas geempianas. In: ROCHA, Ana Luíza Carvalho da. A interação na sala de aula: grupos áulicos. Porto Alegre: GEEMPA, 2005, p.71-82.

GROSSI, E. P. O método pós-construtivista. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2304&secao=281>. Acesso em 15 de fevereiro. 2017.

GROSSI, E. P.; BORDIN, J. Construtivismo Pós-Piagetiano: um paradigma de aprendizagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1993.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Maranhão). Disponível em <http://www.ibge.gov.br/estadosat/temas.php?sigla=ma&temaigualeducação2015>.Acesso em 20 de fevereiro de 2017.

JAPIASSÚ, H.; MARCONDES, D. Dicionário Básico de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

JOLIBERT, J. e colaboradores. Formando crianças leitoras de textos. Trad. Bruno C. Magne. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994. V.I.

JESUS, D. C.; RAMOS, C. de M. M. N. R. O Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa no Maranhão: provocações e marcas de um percurso em andamento. In: CASTELLANOS, S. L. V.; CASTRO, C. A. (Orgs.). Livros, leitura e leitor: perspectiva histórica. São Luís: Café & Lápis; EDUFMA, 2016, p.467-511.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Novos Horizontes, 1978.

MARANHÃO. Decreto n⁰ 30.612, de 02 de janeiro de 2015. Institui o Plano de Ações "Mais IDH" e seu respectivo Comitê Gestor. Disponível em: < http://www.stc.ma.gov.br/legisla-documento/?id=3768>. Acesso em 10 de fevereiro de 2016.

MARANHÃO. Programa Escola Digna. Disponível em: < http://www.ma.gov.br/896/>.Acesso em 27 fevereiro. 2017.

SÁ-SILVA, Jackson Ronie. ALMEIDA, Cristóvão Domingos. GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História

& Ciências Sociais Ano I – Número I - Julho de 2009. Disponível em: www.scielo.br.Acesso em dezembro de 2018.

SEDUC. O que é o Programa Escola Digna. Disponível em: <http://www.educacao.ma.gov.br/escola-digna/o-que-e-o-programa-escola-digna/>. Acesso em 10 de janeiro. 2017.

SEDUC. Programa Alfabetiza Maranhão. São Luís, 2017a.

SHINEIDER, S. O projeto piloto de alfabetização do Rio Grande do Sul: um olhar de estranhamento sobre seus materiais didáticos. Dissertação (Mestrado em Educação) 149f. Faculdade de Educação: Porto Alegre, 2009.

VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Sheila Grilo e Ekaterina Vólkova Américo. 1.ed. São Paulo: Editora 34, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

BATISTA FERREIRA, E. M. ., REIS CORREIA, J. ., & COUTINHO FERNANDES, V. M. . (2020). O PROGRAMA ALFABETIZA MARANHÃO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES E PRODUTORES DE TEXTOS. Linguagens, Educação E Sociedade, (44), 49-69. https://doi.org/10.26694/les.v0i44.8680

Edição

Seção

Artigos