PÁGINAS SOCIOPOÉTICAS: os saberes de jovens do ensino médio sobre leitura
Palavras-chave:
jovem, ensino médio, leitura, SociopoéticaResumo
Este trabalho trata da relação que se dá entre jovens e leitura e traz os resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada com alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Severiano Sousa, em Teresina-PI. Foram referências da pesquisa: Larrosa (2009, 2010), Chartier (1999), Freire (2009), Certeau (2011), Pennac (2008), Manguel (1997), Lajolo (2007) dentre outros, nos debates sobre leitura; Diógenes (2010), Abramo (1999), nas questões que tratam de juventudes. Para a produção dos dados, utilizou a metodologia sociopoética, prática social de construção do conhecimento. As análises dos dados levaram a duas linhas ou dimensões do pensamento do grupo-pesquisador: tipos de leitura e de leitor; e cegueiras que atrapalham e/ou impedem a leitura. Em relação à primeira, os jovens criaram confetos como leitura cabeça de cuia, que faz o leitor cabeça de cuia interagir com o texto, fazendo com que ele deseje ler mais e mais o texto, provocando reações em cadeia em forma de emoções das mais diversas, e que levam a outros confetos potentes como a leitura livro aberto, leitor criatividade, leitura mundo diferente, leitura coisa imaginária, leitor livro na mente. A segunda linha foi definida a partir do confeto cegueira da leitura: a preguiça; a linguagem de difícil compreensão; a ausência de obras contemporâneas nas bibliotecas; e o tratamento dado às capas, que devem ser atrativas e trazer sínteses cativantes. Os dados produzidos nesta pesquisa demonstram o turbilhão de ideias e de conceitos desterritorializados e heterogêneos, marcados pelas multifaces juvenis.
Downloads
Referências
ADAD, Shara Jane H. Costa. Corpos de rua: cartografia dos saberes juvenis e o sociopoetizar dos desejos dos educadores. Fortaleza: Edições UFC, 2011.
_____. Habitar a pesquisa e/ou o que da pesquisa habita em nós: escuta sensível do corpo pesquisador da Educação. In: MENDES, Bárbara Maria Macêdo; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Pesquisa em educação: múltiplos referenciais e suas práticas. Teresina: EDUFPI, 2012. p. 161-168.
_____. Pesquisar com o corpo todo: multiplicidades em fusão. In: SANTOS, Iraci dos et al. (Org.). Prática da pesquisa nas ciências humanas e sociais. Abordagem Sociopoética. 1. ed. São Paulo: Atheneu, 2005. p. 217-237.
BARROS, Manoel de. Livro sobre Nada. In: _____. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
BOMFIM, Maria do Carmo Alves do. Juventudes, cultura de paz e violências nas escolas. Fortaleza: Editora da UFC, 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de Fazer. 17. ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2011.
CHARTIER, Roger. As aventuras do livro do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.
_____. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro, Editora Bertrad Brasil, 1990.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 20. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
_____. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Freire, Paulo. A importância do ato de Ler: em três artigos que se completam. 50. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Porto Alegre: L&PM, 2013.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. (Pensadores & Educação).
GAUTHIER, Jacques. A inclusão, o cuidar e a espiritualidade na pesquisa: o aporte da sociopoética. Diálogos possíveis. Disponível em: <http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/5/01.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2013.
_____. Notícias do rodapé do nascimento da sociopoética. Mimeografado, 2003.
_____. Sociopoética: encontro entre arte, ciência e democracia na pesquisa em ciências humanas e sociais, enfermagem e educação.Rio de Janeiro: Anna Nery/UFRJ, 1999.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2007.
LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
_____. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MARINHO, Ernandes Reis. As relações de poder segundo Michel Foucault. E-Revista Facitec, v. 2 ,n. 2, Art. 2, dezembro, 2008. Disponível em: http://www.facitec.br/ojs2/index.php/erevista/article/view/7>. Acesso em: 21 jun. 2013.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
PETIT, Sandra Haydée. Sociopoética: Potencializando a dimensão poiética da pesquisa. In: MATOS, Kelma Socorro Lopes e VASCONCELOS, José Gerardo (Org.). Registros de pesquisas na educação. Fortaleza: LCR/UFC, 2002.
_____. Sociopoética: o diferencial da pesquisa sociopoética: encontros e bifurcações face aos grupos rogerianos e as respectivas abordagens de pesquisa lewiniana, existencial e participante. In: MENDES, Bárbara Maria Macêdo; CABRAL, Carmen Lúcia de Oliveira; MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Pesquisa em educação: múltiplos referenciais e suas práticas. Teresina: EDUFPI, 2012. p. 269-278.
PETIT, Sandra Haydée. Sociopoética: potencializando a dimensão poiética da pesquisa. Disponível em: <http://hbn.multimeios.ufc.br/moodlepg/file.php/1/selecao/2008/Sociopoetica-_Sandra.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2013.
ROSA, João Guimarães. Grande sertão: Veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Semear outras soluções: os caminhos da biodiversidade e dos conhecimentos rivais. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.
SANTOS, Maria da Conceição de Souza. O corpo quando lê: estranhamento e desterritorialização. In: ADAD, Shara Jane Holanda Costa Adad; BARROS JR., Francisco de Oliveira. (Org.). Corpografia: multiplicidades em fusão. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 79-90.
SILVERIA, Lia Carneiro da. Do corpo sentido aos sentidos do corpo: sociopoetizando a produção de subjetividades. 176f. Tese (Doutorado em Enfermagem). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, 2004.
SOARES, Rosileide de Maria Silva. A reinvenção da educação de jovens e adultos pelos professores e alunos: uma pesquisa sociopoética. Tese (Doutorado em Educação). 263f. Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira. Universidade Federal do Ceará, 2009. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3290>. Acesso em 16 jun. 2013.