O USO DE JOGOS DIDÁTICOS EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE FONOLÓGICA COM ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/les.v0i47.11726Palavras-chave:
Consciência fonológica, Jogos didáticos, Sistema de Escrita AlfabéticaResumo
O presente artigo discorre sobre uma pesquisa qualitativa realizada com quatro estudantes do terceiro ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Distrito Federal. O objetivo foi o de utilizar jogos didáticos para avaliação diagnóstica dos níveis e habilidades de consciência fonológica. Abordamos a consciência fonológica como uma importante dimensão metalinguística para o processo de compreensão do Sistema de Escrita alfabética a partir dos postulados teóricos de Morais (2012) e Soares (2017). Apresentamos, também, a relevância dos jogos pedagógicos como estratégias, tanto como recurso para o desenvolvimento de habilidades específicas, como para avaliação diagnóstica, de acordo com Brandão et al. (2009) e Brasil (2011). Os participantes da pesquisa demonstraram possuir, em níveis distintos, consciência fonológica referente à consciência silábica, sobretudo de rimas e aliterações. O estudante que se encontrava no nível pré-silábico da psicogênese, apresentou uma percepção incipiente das sílabas finais das palavras orais e destas na formação de outras palavras enquanto os que estavam no silábico de qualidade, reconheceram as sílabas orais iniciais e finais de algumas palavras. O que se encontrava no nível silábico-alfabético evidenciou estar em um processo mais avançado de compreensão do Sistema de Escrita alfabética apresentando melhor desempenho na segmentação oral das palavras usando como tática o registro escrito para superar os desafios.
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