v. 5 n. 3 (2023)

					Visualizar v. 5 n. 3 (2023)
Publicado: 2023-12-18

EDITORIAL

  • EDITORIAL

    Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Alexandra Lima da Silva
    01-02
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.5257

ARTIGOS

  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DE JACOBINA-BAHIA

    Deralúcia Oliveira Nascimento Queiroz, Osni Oliveira Noberto da Silva
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4562
  • PACTO NARCÍSICO DA BRANQUITUDE E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: O SILÊNCIO SOBRE OS NEGROS NAS NARRATIVAS DE CONSTITUIÇÃO DA USP

    Mariana Machado Rocha
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.5010
  • EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL

    Thaís Ferreira Tonhá
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4652
  • “A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO

    Dayane Rouse Neves Sousa, Hércules Tolêdo Corrêa
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635
  • BULLYING, CYBERBULLYING E SUAS MANIFESTAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO DE TODOS

    Angelo Raphael Mattos, Larissa Satie Fuzishima Komuro, Maria Fernanda Paci Hirata Shimada
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4376
  • A LENTE DE SMITH: EDUCAÇÃO E O FLORESCER DA SOCIEDADE

    Otávio Florentino Detoni
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4590
  • A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA FORMAÇÃO ARTÍSTICA DOS INDIVÍDUOS SOCIAIS

    Poliana Hreczynski Ribeiro, Etienne Henrique Brasão Martins
    01-12
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4672
  • O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NUMA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA NO ENSINO DE FÍSICA

    Luís Fernando Lopes
    01-18
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4611
  • IDENTIDADE, MOTIVAÇÃO E AUTONOMIA NA RESIDÊNCIA DOCENTE EM LÍNGUA ESTRANGEIRA/ADICIONAL: REFLETINDO SOBRE DISCURSOS E PRÁTICAS DO "SER PROFESSOR DE INGLÊS" EM ESCOLA PÚBLICA

    Luiza Santana Chaves, Raika Luana Aleme
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4638
  • METÁFORA SYS.TERNA: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE EXTENSÃO BASEADA NA DESCONSTRUÇÃO

    Leonardo Lopes de Oliveira, Leonardo Bis, Robson Malacarne
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4659
  • FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUTOS PARA A CONSTITUIÇÃO E/ OU RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

    Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva, Mirtes Gonçalves Honório, Vilmar Aires dos Santos
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4648
  • ENSINO SUPERIOR E A COVID-19: O IMPACTO DAS AULAS REMOTAS NOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO

    Thaís Resende Araújo Borges Bonfim, Marcelo da Silva Barreiro
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4654
  • USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE FÍSICA: POTENCIALIDADES E DESAFIOS

    Jader Cristiano Magalhães de Albuquerque, Jorge Lucio Rodrigues das Dores
    01-14
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4657
  • PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA E A PESSOA IDOSA: PRINCÍPIOS E ABORDAGENS DA PRÁTICA

    Cleisson Barbosa da Silva Oliveira, Ricardo Martins Porto Lussac
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.5121
  • TEM REMÉDIO PARA APRENDER? EXPERIÊNCIA COM DOCENTES DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

    Maria da Apresentação Barreto, Julie Isabelle Freitas Rodrigues Lima
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4620
  • MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O OLHAR DA PSICANÁLISE

    Amanda Carolina Pereira, Lilian Cristine Ribeiro Nascimento
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4752
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM PENEDO: UMA ANÁLISE DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

    Daniele Santos, Maria Lenilda Caetano França
    01-19
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4639
  • PROJETOS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRÁTICA EDUCATIVA

    Flávia Baccin Fiorante-Inforsato, Ana Lídia Romão
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4767
  • RECURSOS DIGITAIS E DOCÊNCIA: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

    Ana Paula Ferreira da Silva
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4668
  • ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Idalizia Barcelos Rodrigues Dorneles, Elisiane Machado Lunardi
    01-13
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4728

ENTREVISTA

  • ENTREVISTA COM A PROFESSORA DOUTORA RHONDA COLLIER, POR ALEXANDRA LIMA DA SILVA

    Alexandra Lima da Silva
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.5024