METÁFORA SYS.TERNA: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE EXTENSÃO BASEADA NA DESCONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4659

Palavras-chave:

Extensão, Coletivos, Metáfora, Metodologia

Resumo

Esta pesquisa busca contribuir com as discussões sobre a relação entre as metodologias de pesquisa e de extensão na perspectiva da formação de coletivos. A ideia é a de propor reflexões teóricas a partir de uma análise bibliográfica. Para alcançar esse objetivo, foi feita uma análise qualitativa sobre a política de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES e elaborada a crítica a partir do conceito de dialogismo de Paulo Freire (2015). Os resultados sugerem que a dimensão emancipatória das pesquisas participantes é muito próxima dos princípios de extensão do Ifes, apontando para a leitura de que existem metodologias que atuam nos limites entre o ensino, a pesquisa e a extensão. Como conclusão, o estudo propõe uma metáfora a partir da análise dessa relação, considerando o movimento de pensamento da desconstrução, proposto pelo filósofo Jacques Derrida (1973).

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Biografia do Autor

Leonardo Lopes de Oliveira, Instituto Federal do Espírito Santo

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Mestrando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes)

Leonardo Bis, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Vitória, ES, BRASIL .

Robson Malacarne, Instituto Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração – Universidade Presbiteriana Mackenzie (2015). Professor Instituto Federal do Espirito Santo (IFES), Viana, ES, BRASIL.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

OLIVEIRA, Leonardo Lopes de; SANTOS, Leonardo Bis dos; MALACARNE, Robson. METÁFORA SYS.TERNA: EM BUSCA DE UMA METODOLOGIA DE EXTENSÃO BASEADA NA DESCONSTRUÇÃO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–20, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4659. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4659. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS