EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DE JACOBINA-BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4562

Palavras-chave:

Psicopedagogo, Inclusão, Educação Especial

Resumo

O presente estudo teve como propósito traçar o perfil do trabalho realizado no Núcleo de Apoio Psicopedagógico para a inclusão educacional de estudantes com necessidades especiais. Foi utilizado para coleta de dados um questionário objetivo com os participantes, 3 psicopedagogos, 3 coordenadoras da educação especial/inclusiva, 3 coordenadores pedagógicos e 3 docentes que tenham sido atendidos e acompanhados pelo serviço do Núcleo de Apoio Psicopedagógico. Os resultados do estudo revelaram que os psicopedagogos que atuam na rede pública municipal são profissionais que enfrentam necessidades em relação ao aprimoramento profissional, necessitando de maior apoio da gestão, regulamentação da profissão, entre outras questões.

Biografia do Autor

Deralúcia Oliveira Nascimento Queiroz, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestre em Educação e Diversidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Osni Oliveira Noberto da Silva, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade do Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Líder do Grupo de estudos, pesquisa e extensão em Educação Especial e Educação Física adaptada (GEPEFA).

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOPEDAGOGIA- ABPp- Seção Distrito Federal. Diretrizes da Formação de Psicopedagogia no Brasil. Brasília-DF, 2010.

BLASKO, Caroline Elisabel. O Psicopedagogo na Rede Pública Municipal em Sete Estados Brasileiros: Cenários e Desafios. Tese (Doutorado). 2020. 162 p. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2020.

BRASIL. Censo Escolar. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília: Inep, 2021.

BRIGIDA, Izane Flexa Santa; LIMEIRA, Carolline Septimio. Educação inclusiva: dos avanços à legalização do retrocesso. Diálogos e Diversidade, v. 1, p. e12436, 17 nov. 2021.

CEZAR, Amanda do Prado Ferreira. Práticas Psicopedagógicas com o Estudante da Educação Superior: Desafios do Aprender. Dissertação (Mestrado em Educação), 2016. 123f. Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul. 2016.

COSTA, Daiane Santil; SANTOS, Élida Cristina da Silva de Lima; JESUS, Lana Tuan Borges de. O atendimento educacional especializado para crianças pequenas: uma revisão de estudos. Diálogos e Diversidade, [S. l.], v. 1, p. e11720, 2021.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, Antônio Carlos. Estudo de Caso: Fundamentação Científica- Subsídios para Coleta e Análise de Dados- Como Redigir o Relatório. 1 ed. São Paulo. Editora Atlas. 2009.

MARIOT, A. A inclusão do sujeito surdo no mercado de trabalho: uma revisão da literatura. Diálogos e Diversidade, [S. l.], v. 2, p. e15123, 2022.

MORAES, Pilar de. CONTE, Elaine. A hermenêutica como possibilidade metodológica à pesquisa em educação. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v.12, n.4, p. 1942-1954, out./dez. 2017.

PIMENTEL, Susana Couto; MOREIRA, Mikaely Almeida. Inclusão educacional nas políticas municipais: uma análise de normativos de Feira de Santana. Diálogos e Diversidade, [S. l.], v. 1, p. e12682, 2021.

SILVA, Osni Noberto de Oliveira. Trabalho Docente no Atendimento Especializado: Uma análise dos Municípios de uma região do estado da Bahia. Tese (Doutorado). 2020. 330 f. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

SILVA, Dagmar de Mello e; SILVA, Leiliane Domingues da. Por que precisamos falar de inclusão? Diálogos e Diversidade, [S. l.], v. 1, p. e12460, 2021.

SILVA, Luna Layse Almeida da; SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SALVADORI, Juliana Cristina. Diversidades, diferenças e diferença no território escolar: cartografias iniciais. Diálogos e Diversidade, [S. l.], v. 1, p. e13175, 2021.

SILVA, Marcia Altina. A atuação de uma equipe multiprofissional no Apoio a Educação Inclusiva. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) 2016. p. 182. Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

QUEIROZ, Deralúcia Oliveira Nascimento; OLIVEIRA NOBERTO DA SILVA, Osni. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DE JACOBINA-BAHIA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–19, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4562. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4562. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS