RECURSOS DIGITAIS E DOCÊNCIA: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4668

Palavras-chave:

Educação escolar, Profissionalização Docente, Tecnologia, Didática

Resumo

O artigo contextualiza a condição em que as aulas remotas foram assumidas e analisa algumas mudanças das condições da prática docente com o uso de recursos digitais. Os dados foram coletados pela pesquisa "Docência e aulas remotas", tratados com os softwares Sphinx iQ2 e Minitab e analisados na perspectiva da Sociologia da Educação. Selecionou-se 203 respostas do Ensino Fundamental, das redes pública e privada. Destacam-se, como resultados, a ausência de diretrizes claras dos governos em contraponto ao esforço dos professores em conhecerem e utilizarem pedagogicamente softwares e plataformas digitais. Conclui-se que as dificuldades enfrentadas e a recomposição da forma escolar remota implicam na necessidade de estabelecer balizas próprias para avaliarmos o ano escolar de 2020.

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Biografia do Autor

Ana Paula Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica – São Paulo

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019 - atual), onde coordena o projeto de pesquisa "Processos educacionais e conectividade" e a atividade de extensão "Celulares em sala de aula: perspectivas sociais e pedagógicas". Possui Mestrado e Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005/2009) e graduação em Pedagogia pela Universidade Mackenzie (2002). Trabalhou como docente na rede pública de educação municipal de São Paulo (2002/2004) e coordenou a área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) - (bolsista Capes - 2014 - 2017). Foi assistente de Pesquisa na Fundação Carlos Chagas (2010-2014 / 2018 - 2019). Tem experiência no campo da Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, pesquisando principalmente os temas: processo de escolarização, didática e práticas de ensino, tecnologias digitais e virtuais, desigualdade social e etnografia

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

SILVA, Ana Paula Ferreira da. RECURSOS DIGITAIS E DOCÊNCIA: SER PROFESSOR EM TEMPOS DE PANDEMIA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–22, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4668. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4668. Acesso em: 13 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS