O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NUMA ABORDAGEM SOCIOINTERACIONISTA NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4611Palavras-chave:
Abordagem socioconstrutivista, Avaliação formativa, Ensino de Física, Mapas ConceituaisResumo
Este estudo teve como objetivo auxiliar professores de Física do Ensino Médio no SISTEMA SESI-SP DE ENSINO, através da inserção de Mapas Conceituais (MC) em suas aulas, seguindo uma abordagem socioconstrutivista. Quatro professores participaram do projeto, sediados em diferentes cidades da região do Oeste Paulista. Eles receberam formação em oficinas presenciais, utilizando o software Cmap Tools, com a colaboração do analista técnico pedagógico. Os MC construídos pelos alunos foram utilizados como uma ferramenta para avaliação formativa e para reforçar conceitos importantes. A abordagem cognitivista de Ausubel serviu de base para a integração dos MC no processo de ensino-aprendizagem. O estudo visou contribuir com a organização dos conteúdos e a avaliação diferenciada dos alunos, oferecendo suporte ao trabalho pedagógico e promovendo uma aprendizagem mais significativa.
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