MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O OLHAR DA PSICANÁLISE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4752

Palavras-chave:

Medicalização, Psicanálise, Educação, TDAH, Diagnóstico

Resumo

Esse artigo tem como objetivo discutir a medicalização da educação a partir do aumento crescente dos diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) na atualidade. Para essa reflexão utilizamos como base epistemológica a psicanálise, propondo uma guinada no modo de olhar as crianças que apresentam comportamentos diferentes do esperado pela família e pela escola. O método utilizado foi a netnografia, sendo que foram coletados e analisados relatos de um grupo de Facebook destinado a pessoas com TDAH e a pessoas responsáveis por crianças/adolescentes com esse diagnóstico. Com base nesses relatos, a pesquisa concluiu que o diagnóstico acaba por apagar as diferenças, normalizando o corpo da criança às condições sociais pré-determinadas. 

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Biografia do Autor

Amanda Carolina Pereira, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas(2021). Atualmente é Professor do Colégio Objetivo Americana. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987), mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2007), pos-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (Laboratório de estudos e pesquisas psicanalíticas e educacionais sobre a infância). Atualmente é professora associada I (Livre docente) da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas e Coordenadora Associada do curso de Pedagogia de Faculdade de Educação da UNICAMP, além de ser membro do grupo de pesquisa do CNPq: Linguagem na Diferença. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação de surdos, atuando principalmente nos temas: educação de surdos, tecnologias digitais na educação de surdos, ensino de português como segunda língua, psicanálise e educação. 

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

PEREIRA, Amanda Carolina; NASCIMENTO, Lilian Cristine Ribeiro. MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: O OLHAR DA PSICANÁLISE. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4752. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4752. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS