BULLYING, CYBERBULLYING E SUAS MANIFESTAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO DE TODOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4376

Palavras-chave:

Educação , Direito, Bullying, Cyberbullying, Prevenção

Resumo

O artigo objetiva refletir e fundamentar a problemática do fenômeno bullying, visto como uma violência que afeta o desenvolvimento social e cognitivo da criança, sendo analisado como um problema legal, escolar, familiar e social que acomete o desenvolvimento da vítima como um todo, gerando consequências graves e, muitas vezes, irreversíveis, bem como as formas de prevenção e contenção. Para tanto, utilizou-se o método materialista histórico-dialético, com abordagem interpretativa, baseada, principalmente, em obras de diversos autores da área da Educação, do Direito e da Psicologia. Sendo assim, o tema escolhido é justificável, pois alerta para a ampliação da violência nas escolas brasileiras, ao longo dos últimos anos, prioritariamente, nas escolas públicas, manifestada por tendência à naturalização dos atos violentos, que, por vezes, acaba sendo considerado evento corriqueiro, o que indica a banalização da violência. Nesse sentido, o texto busca aprofundar o conhecimento sobre a violência nas escolas no sentido de compreender a origem do fenômeno, considerando fatores externos e internos e a eficácia das formas de combate e prevenção. Com efeito, considera-se, portanto, a violência como reflexo das vulnerabilidades sociais atreladas à exclusão social e às formas de combate ao bullying dentro da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Angelo Raphael Mattos, Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB)

Doutor e mestre em Relações Internacionais pelo Pograma de Pós-Graduação San Tiago Dantas. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pesquisador na Rede de Pesquisa em Política Externa e Regionalismo (REPRI). Professor nas Faculdades Integradas Rui Barbosa (FIRB).

Larissa Satie Fuzishima Komuro, Faculdades Integradas Rui Barbosa – FIRB

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Toledo. Professora e coordenadora do curso de Direito das Faculdades Integradas Rui Barbosa – FIRB. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Políticas Públicas e Direitos Fundamentais" e "Trabalho digno e desenvolvimento tecnológico" da UFMS. Advogada.

Maria Fernanda Paci Hirata Shimada, Faculdades Integradas Rui Barbosa – FIRB

Graduada em DIREITO pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Graduada em Pedagogia pela UniBF. Graduada em Administração pela UniBF. Especialista em Grandes Transformações Processuais pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera (UNIDERP) . Licenciada pelo Programa Especial de Formação Pedagógica pela FATEC São José do Rio Preto e Universidade Estadual Paulista. Mestre em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (UNIVEM). Mestranda em Educação pela UFMS. Pesquisadora dos grupos de pesquisa "Trabalho digno e desenvolvimento tecnológico" e "Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores", da UFMS. Docente E Coordenadora na ETEC Sebastiana Augusta de Moraes - Andradina. Docente do Curso de Direito das Faculdades Integradas Rui Barbosa, Grupo Universidade Brasil. Advogada militante na comarca de Mirandópolis/SP nas áreas cível e penal.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

MATTOS, Angelo Raphael; KOMURO, Larissa Satie Fuzishima; SHIMADA, Maria Fernanda Paci Hirata. BULLYING, CYBERBULLYING E SUAS MANIFESTAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DESAFIO DE TODOS. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4376. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4376. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS