FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUTOS PARA A CONSTITUIÇÃO E/ OU RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4648

Palavras-chave:

Formação de professores; Educação básica; Formação e atuação docente; Profissionalidade docente

Resumo

Este artigo apresenta reflexões críticas sobre a formação e a atuação da prática docente na perspectiva da constituição da profissionalidade do ser professor. Tem como objetivo geral investigar como se configuram os processos formativos de professores da educação básica, enfatizando as contribuições desses processos para a formação docente. Para nortear a investigação questionamos: a formação e a atuação de professores da educação básica configuram-se como contributos para a constituição da profissionalidade docente? As reflexões teórico-metodológicas apresentadas fundamentam-se em referências de autores, tais como: Pérez Gómez (2000), Pereira (1999), Alarcão (2001), Almeida (2012), Freire (1996), Pimenta (2001), Tardif (2002), Anastasiou e Alves (2003), dentre outros. Como procedimentos metodológicos da investigação foram realizadas leituras críticas e interpretativas relacionadas a temática. As reflexões evidenciam que a formação e a atuação docente constituem desafios enfrentados pelo professor na contemporaneidade, mas apresentam contribuições relevantes no contexto educacional, no sentido de repensar a profissionalidade docente enquanto compromisso político e social do ser professor.

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Biografia do Autor

Francisca de Lourdes dos Santos Leal e Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo - USP, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Alfabetização pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí- UESPI. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores e prática pedagógica. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Tem Experiência na Educação Infantil e Ensino fundamental ((anos iniciais) e no Ensino Superior. Pesquisa temáticas relacionadas à alfabetização, leitura e escrita, formação de professores, saberes docentes e práticas educativas

Mirtes Gonçalves Honório, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Ensino pela Universidade Federal do Piauí- UFPI, Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Brasília- UnB, Licenciada em Pedagogia e Orientação Educacional pela Universidade Federal do Piauí- UFPI. Autora do livro: Avaliação da aprendizagem: tecendo caminhos à reflexão da prática pedagógica. Tem publicações na área de Educação com ênfase na formação de professores, avaliação e prática educativa. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino-DMTE, do Centro de Ciências da Educação-CCE, da Universidade Federal do Piauí-UFPI. Ministra a disciplina Avaliação da Aprendizagem nos cursos de licenciatura e Didática no Programa de Pós- Graduação em Farmacologia. É líder de grupo no CNPQ, coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de professores e Práticas Educativas- NEFORPE, integrante do Conselho Municipal de Educação do município de Teresina-PI e Avaliadora do INEP. Tem Experiência na Educação Básica e no Ensino Superior. Pesquisa temáticas relacionadas à formação de professores, avaliação e práticas educativas.

Vilmar Aires dos Santos, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal do Piauí (1989), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2020). Experiência docente no Ensino de História, no Ensino Fundamental e Médio (Educação Básica).Atualmente é Professora Associada, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino/ DMTE, do Centro de Ciências da Educação / CCE, da Universidade Federal do Piauí / UFPI, professora orientadora da Residência Pedagógica em História do Campus Ministro Petrônio Portella/UFPI, membro do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Formação de Professores e Práticas Educativas / NEFORPE, Pesquisa temáticas relacionadas a formação de professores, ensino de História, práticas educativas, estágios supervisionados, metodologia do ensino de história, narrativas docentes

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

SILVA, Francisca de Lourdes dos Santos Leal e; GONÇALVES HONÓRIO, Mirtes; SANTOS, Vilmar Aires dos. FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUTOS PARA A CONSTITUIÇÃO E/ OU RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–16, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4648. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4648. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS