FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR: CONTRIBUTOS PARA A CONSTITUIÇÃO E/ OU RESSIGNIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4648Palavras-chave:
Formação de professores; Educação básica; Formação e atuação docente; Profissionalidade docenteResumo
Este artigo apresenta reflexões críticas sobre a formação e a atuação da prática docente na perspectiva da constituição da profissionalidade do ser professor. Tem como objetivo geral investigar como se configuram os processos formativos de professores da educação básica, enfatizando as contribuições desses processos para a formação docente. Para nortear a investigação questionamos: a formação e a atuação de professores da educação básica configuram-se como contributos para a constituição da profissionalidade docente? As reflexões teórico-metodológicas apresentadas fundamentam-se em referências de autores, tais como: Pérez Gómez (2000), Pereira (1999), Alarcão (2001), Almeida (2012), Freire (1996), Pimenta (2001), Tardif (2002), Anastasiou e Alves (2003), dentre outros. Como procedimentos metodológicos da investigação foram realizadas leituras críticas e interpretativas relacionadas a temática. As reflexões evidenciam que a formação e a atuação docente constituem desafios enfrentados pelo professor na contemporaneidade, mas apresentam contribuições relevantes no contexto educacional, no sentido de repensar a profissionalidade docente enquanto compromisso político e social do ser professor.
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