ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4728

Palavras-chave:

Coordenação, Estado do conhecimento, Gestão Democrática, Gestão escolar

Resumo

Este trabalho apresenta um estado do conhecimento sobre a atuação da coordenação pedagógica na educação básica, como metodologia, optou-se por desenvolver um Estado do Conhecimento, que se caracteriza como um tipo de pesquisa bibliográfica, que averigua e analisa as pesquisas de uma determinada área do conhecimento, com intuito de estabelecer o seu estado corrente (MOROSINI; KOHLS-SANTOS; BITTENCOURT, 2021).“Coordenação Pedagógica and educação básica” e “coordenação pedagógica and desenvolvimento profissional”, na base de dados  BDTD – Biblioteca Brasileira Digital de Teses e Dissertações, com um recorte temporal de 2015 a 2022, foram encontrados 177 dissertações, após a análise inicial foram elencadas 8 para uma análise mais detalhada. Assim, permitirá saber o que vem sendo pesquisado a respeito da temática atuação da coordenação pedagógica na educação básica. Os resultados afirmam: a coordenação pedagógica precisa definir seu espaço papel/lugar na gestão escolar, pois encontra-se sobrecarregada. Através da análise qualitativa destes trabalhos conclui-se, é emergente construir novas formas de pensar e fazer a atuação da coordenação pedagógica.

 

 Palavras-chave: Gestão Democrática. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica.

Biografia do Autor

Idalizia Barcelos Rodrigues Dorneles, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Pedagogia UNOPAR – Alegrete RS, Mestranda em Políticas Públicas – PPPG (UFSM)  Professora em (EMEB Waldemar Borges, EMEB Honório Lemes), Alegrete, RS, Brasil.

Elisiane Machado Lunardi , Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas, gestão da escola básica e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações nos processos de gestão educacional e formação de professores. Participante do Grupos de Pesquisa ELOS/GESTAR/UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

DORNELES, I. B. R.; LUNARDI , E. M. ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01-13, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4728. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4728. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS