A LENTE DE SMITH: EDUCAÇÃO E O FLORESCER DA SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4590Palavras-chave:
Educação; Adam Smith, Crescimento Econômico, Desenvolvimento SocialResumo
O estudo tem como propósito abordar a temática da educação sob a perspectiva do renomado economista, filósofo e reformador social, Adam Smith. O texto se divide em três partes centrais. Na primeira parte, busca-se explorar a questão da educação através da ótica filosófica presente na obra de Smith, a qual se fundamenta na discussão acerca da importância da experiência da educação para o aprendizado de bons sentimentos morais como elementos essenciais para o desenvolvimento tanto individual quanto da sociedade. Por sua vez, a segunda parte enfoca as discussões econômicas de Smith em relação a temas como a relevância da educação, sua provisão adequada e formas ideais de financiamento do ensino. A terceira seção elenca as principais políticas educacionais realizadas no Brasil ao longo do início do século XXI e traça uma avaliação destas pela ótica smithiana. O objetivo é tratar a dimensão da educação de forma abrangente, assim como o próprio Smith o fez, e, com base em suas contribuições, considerar e avaliar seus aspectos interligados a fundamentos sociais e econômicos.
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