PROJETOS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRÁTICA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4767Palavras-chave:
Ato Educativo, Prática Educativa, Projetos de PesquisaResumo
Autores contemporâneos como Demo (2005), Martins (2001 e 2007) e Bagno (2001) defendem a pesquisa como principal elemento da formação da competência humana que se elabora na escola. Este conceito está diretamente ligada a definição de educação, pois é um instrumento educativo e formador do cidadão, que se baseia no questionamento reconstrutivo para criar hipóteses interligando a teoria à prática. A fim de demonstrar a importância do trabalho com projetos de pesquisa para a formação do aluno e compreender como é o planejamento e execução dos projetos de pesquisa nos anos iniciais da Educação Básica, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionário de abordagem qualitativa, com professores e gestores da cidade de Limeira, interior do Estado de São Paulo, em duas escolas públicas periféricas que atendem a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Com este trabalho, espera-se contribuir para que os profissionais da educação repensem suas práticas, pensando na pesquisa como ferramenta que pode enriquecer o processo de ensino aprendizagem.
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