PROJETOS DE PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: A PRÁTICA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4767Palavras-chave:
Ato Educativo, Prática Educativa, Projetos de PesquisaResumo
Autores contemporâneos como Demo (2005), Martins (2001 e 2007) e Bagno (2001) defendem a pesquisa como principal elemento da formação da competência humana que se elabora na escola. Este conceito está diretamente ligada a definição de educação, pois é um instrumento educativo e formador do cidadão, que se baseia no questionamento reconstrutivo para criar hipóteses interligando a teoria à prática. A fim de demonstrar a importância do trabalho com projetos de pesquisa para a formação do aluno e compreender como é o planejamento e execução dos projetos de pesquisa nos anos iniciais da Educação Básica, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionário de abordagem qualitativa, com professores e gestores da cidade de Limeira, interior do Estado de São Paulo, em duas escolas públicas periféricas que atendem a Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Com este trabalho, espera-se contribuir para que os profissionais da educação repensem suas práticas, pensando na pesquisa como ferramenta que pode enriquecer o processo de ensino aprendizagem.
Downloads
Referências
ARAÚJO, U. F. Temas transversais e a estratégia de projetos. São Paulo: Moderna, 2003.
BAGNO, M. Pesquisa na escola: O que é, como se faz. 19. Ed. São Paulo: Loyola, 2005.
BUENO, J. B. M.; SCHEIN, Z. P. Educar pela pesquisa: prática de construção e re-construção do conhecimento científico. Taquara, Faccat, 2015. https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/EDUCAR%20PELA%20PESQUISA_1.pdf
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados Ltda, 2005.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
FERNANDES, C. C. M. A pesquisa em sala de aula como instrumento pedagógi-co: da realidade ao concreto-pensado. Persp. Dial.: Rev. Educ. e Soc., Navaraí, v. 2, n. 4, p. 18-35, jul-dez. 2015. Perspectivas em Diálogo: http://www.seer.ufms.br/index.php/persdia/indexPerspec.
JOLIBERT, J., et al. Além dos muros da escola. Porto Alegre: ArtMed, 2006.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Edi-tora Alternativa, 2004.
LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARTINS, J. S. Trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 3. ed. Campinas: Papirus, 2001.
MARTINS, J. S. Projetos de Pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2. ed. Campinas: Armazém do Ipê (Autores Associados), 2007.
MENEGOLLA, M., SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar? 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com Projetos-Planejamento e Gestão de Projetos Educacionais. 6. Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.
NOGUEIRA, N. R. Pedagogia dos Projetos: uma jornada interdisciplinar rumo ao de-senvolvimento das múltiplas inteligências. São Paulo: Érica 2001.
PESCUMA, D., CASTILHO, A. P. F. Projeto de pesquisa: O que é? Como fazer?. São Paulo: Olho D’água, 2005.
REDIN, M. M., et al. Planejamento, práticas e projetos na educação infantil. 3. ed. Porto Alegre: Editora Mediação, 2014.
SANTOS, A. “Pedagogia” ou “método” de projetos?: Referências transdisciplinares. NUPEAT-IESA-UFG, v. 1, n. 2, jul./dez. 2011, p. 101-123. https://revistas.ufg.br/teri/article/download/17242/10381/70465.
SILVA, F. S.; GOI, L. L. Projetos de trabalho e a prática pedagógica na perspecti-va histórico-crítica: rumo a aprendizagem significativa. Multidebates, Palmas, v. 2, n. 2, p. 219-243, 2018. https://revista.faculdadeitop.edu.br/index.php/revista/article/view/105.