EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4652

Palavras-chave:

Colonialidade; Teoria Crítica; Pedagogia Crítica; Epistemologias do Sul; Pedagogia Decolonial., Colonialidade, Teoria crítica, Pedaogia crítica, Epistemologia

Resumo

Neste estudo busca-se realizar um diálogo entre autores chave para a compreensão da colonialidade e do desenvolvimento do pensamento decolonial, relacionando os conceitos de colonialidade, poder e dominação a um epistemicídio que vêm anulando os saberes oriundos do sul global, silenciando e diminuindo ao longo da história seus conhecimentos, sua epistemologia e sua cultura. Propõe-se como ferramenta emancipadora a adoção de discursos críticos e tradições teóricas voltadas à Pedagogia Crítica, de forma que forneçam ao aluno ferramentas para a compreensão dessas relações de poder, o preparando para o questionamento dessas mesmas relações e incorporando os saberes dessas populações subjugadas à uma nova proposta pedagógica decolonial.

Biografia do Autor

Thaís Ferreira Tonhá, Universidade Federal da Integração Latino Americana - UNILA

Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Integração Latino-americana; Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Especialista em Educação Transformadora: pedagogia, fundamentos e práticas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; MBA em Gestão de Projetos (UNOESTE) e Gestão de Negócios Internacionais (ABRACOMEX).

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

TONHÁ, T. F. . EDUCAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO: FUNDAMENTOS DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DECOLONIAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01-14, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4652. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4652. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS