ENSINO SUPERIOR E A COVID-19: O IMPACTO DAS AULAS REMOTAS NOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4654Palavras-chave:
Ensino remoto, Ensino superior, Pandemia, COVID-19Resumo
Durante a pandemia de COVID-19, adaptações necessárias abrangeram diversos setores, incluindo a educação. A presente pesquisa analisa como alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro vivenciaram o período de aulas durante a pós pandemia, comparando fatores como questões de aprendizagem e aspectos biopsicossociais. Foi objetivo geral da pesquisa compreender o impacto das aulas remotas que ocorreram durante a pandemia de COVID-19; foram objetivos específicos compreender, considerando aspecto de vida pessoal, o impacto da pandemia na vida dos alunos, para entender como isto reflete no contexto acadêmico; entender o impacto das aulas remotas para os alunos; compreender da perspectiva dos alunos como se deu a adaptação no momento de volta às aulas presenciais. A metodologia utilizou leituras prévias e aplicação de um questionário com questões quantitativas e qualitativas possibilitando a análise das respostas obtidas. Foi possível concluir que 66,7% dos alunos se sentiram depressivos e ansiosos durante o período pandêmico e 55,6% relataram dificuldade de aprendizagem; Nas aulas presenciais, 63,3% consideram que o aprendizado está melhor; 76,7% consideram como maior benefício do retorno às aulas a socialização, e 60% conseguem tirar dúvidas mais facilmente.
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