“A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635

Palavras-chave:

Conto de Fadas, Leitura, Letramento Literário

Resumo

A experiência de leitura literária proporciona, de forma particular, a nossa formação humana, justamente pela possibilidade de dar sentido ao mundo e a nós mesmos. Assim sendo, os objetivos desse trabalho são: analisar o conceito de letramento literário; discutir os caminhos que contribuem para o processo de formação do leitor; e identificar como os contos de fadas contribuem para o letramento literário da criança. Para tanto, foi usada a metodologia revisão bibliográfica sobre a temática “letramento literário, leitura e contos de fadas”. O processo de formação do leitor inicia na primeira infância, envolve vários fatores, por ser uma construção contínua, e se desenvolve em vários espaços, dentro e fora da escola. Dentre os gêneros literários, os contos de fadas são capazes de envolver as crianças de maneira lúdica e fácil, provocando reflexões sobre o mundo ao seu redor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Rouse Neves Sousa, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bacharel em Cooperativismo e Mestre em Extensão Rural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tenho experiências nas seguintes áreas: educação à distância no ensino superior; educação infantil; documentação pedagógica; mini-histórias; metodologias participativas; desenvolvimento rural; meio ambiente e diagnóstico socioeconômico junto às comunidades extrativistas na Amazônia Brasileira.

Hércules Tolêdo Corrêa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Doutor em Educação - área Educação e Linguagem - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002); Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágios científicos avançados de pós-doutoramento na York Univeristy, em Toronto, no Canadá, no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, e na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, no primeiro semestre de 2007. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO do CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP, área de LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É líder do Grupo de Pesquisa MULTDICS - Multiletramentos e uso das TDIC na Educação (www.multdics.cead.ufop.br), registrado no CNPq. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital, Letramento Acadêmico, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Letras, Iniciação à Pesquisa Linguística, dentre outras disciplinas, em cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (experiência de 19 anos no Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH), e Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharias (esses últimos, atuando como professor de disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Linguagem e Prática de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, na UFOP). Tem experiência de orientação de mestrado e doutorado, de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, nas mesmas áreas, além de diversas participações em bancas de mestrado e doutorado. Tem livros e capítulos de livros publicados e organizados sobre leitura, leitura literária, literatura para crianças e jovens, psicolinguística e tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de linguagem, além de publicações em periódicos acadêmicos) e anais de eventos nacionais e internacionais. Atuou como coordenador pedagógico do Pró-Letramento e do PNAIC-UFOP. Membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário GPELL do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. 5a Ed. São Paulo: Scipione, 2006.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3a ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; et al. Contos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual. Psic. da Ed., São Paulo, 34, p. 158-185,1º sem. de 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752012000100009. Acesso em: 01 mai. 2023.

CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Tradução, Introdução e notas Isabel de Lorenzo. Tradução dos poemas Nelson Ascher. 2ª ed. São Paulo: Editora SOL, 1971.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infanto-juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri: Manole, 2010.

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.

CORRÊA, Hércules Toledo. Entrevista: Gláucia Jorge e Hércules Corrêa - Letramento Literário 2. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dy2RjHDfiko&feature=youtu.be. Acesso em: 10 de abr. 2023.

CORRÊA, Hércules Tolêdo. Letramento literário na escola. In: MAGALHÃES, Tânia; CYRANKA, Lúcia. (Org.). Ensino de linguagem: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. Juiz de Fora: UFJF, 2016.

CORRÊA, Hércules Tolêdo; MAGALHÃES, Rosângela Márcia. Alfabetizar letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras, v. 5, n. 23, 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9301/1/ARTIGO_AlfabetizarLetrandoExperi%c3%aancia.pdf. Acesso em: 15 mai. 2023.

COSSON, Rildo. “A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino?” Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set/dez 2015. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735/3153. Acesso em: 25 mai. 2023.

COSSON, Rildo. Letramento literário. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.

FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas series iniciais. Petrópolis: Vozes, 2011.

KLEIMAN, Ângela Bustos. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercado das Letras, 2012.

LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. “Literatura e formação de leitores na escola”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.

LEMOS, Vanderlaine Cruz Meneses. As práticas de narrativas orais nos contos de fadas: desenvolvendo habilidades de leitura. Dissertação (Mestrado Profissional de Letras), Universidade Federal de Sergipe, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6437/7/VANDERLAINE_CRUZ_MENESES_LEMOS.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.

OSTETTO, Luciana Esmeralda; SILVA, Greice Duarte de Brito. Arte na formação docente para a educação infantil: procura-se! Unisul, Tubarão, v. 12 n. 21, p. 185-203, jan/jun 2018.

PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules Tolêdo. Literatura e Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 177-196, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6833/1/ARTIGO_LiteraruraAlfabetiza%c3%a7%c3%a3oImpasse.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.

PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia. Escola e Literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.

SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. “Experiências de leitura no contexto escolar”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018.

SOARES, Magda. Glossário: Letramento. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 25 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-18

Como Citar

SOUSA, Dayane Rouse Neves; CORRÊA, Hércules Tolêdo. “A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–15, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4635. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4635. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS