“A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635

Palavras-chave:

Conto de Fadas, Leitura, Letramento Literário

Resumo

A experiência de leitura literária proporciona, de forma particular, a nossa formação humana, justamente pela possibilidade de dar sentido ao mundo e a nós mesmos. Assim sendo, os objetivos desse trabalho são: analisar o conceito de letramento literário; discutir os caminhos que contribuem para o processo de formação do leitor; e identificar como os contos de fadas contribuem para o letramento literário da criança. Para tanto, foi usada a metodologia revisão bibliográfica sobre a temática “letramento literário, leitura e contos de fadas”. O processo de formação do leitor inicia na primeira infância, envolve vários fatores, por ser uma construção contínua, e se desenvolve em vários espaços, dentro e fora da escola. Dentre os gêneros literários, os contos de fadas são capazes de envolver as crianças de maneira lúdica e fácil, provocando reflexões sobre o mundo ao seu redor.

Biografia do Autor

Dayane Rouse Neves Sousa, Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Bacharel em Cooperativismo e Mestre em Extensão Rural, ambos pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Tenho experiências nas seguintes áreas: educação à distância no ensino superior; educação infantil; documentação pedagógica; mini-histórias; metodologias participativas; desenvolvimento rural; meio ambiente e diagnóstico socioeconômico junto às comunidades extrativistas na Amazônia Brasileira.

Hércules Tolêdo Corrêa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

Doutor em Educação - área Educação e Linguagem - pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2002); Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFMG (1996); e graduado em Letras/Português pela UFMG (1989). Fez estágios científicos avançados de pós-doutoramento na York Univeristy, em Toronto, no Canadá, no segundo semestre de 2017 e no primeiro semestre de 2018, e na Universidade do Minho, em Braga, Portugal, no primeiro semestre de 2007. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO do CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD da UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO - UFOP, área de LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR É líder do Grupo de Pesquisa MULTDICS - Multiletramentos e uso das TDIC na Educação (www.multdics.cead.ufop.br), registrado no CNPq. Tem experiência nas áreas de Letras e Educação, com ênfase em Multiletramentos, Letramento Literário, Letramento Digital, Letramento Acadêmico, Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, Língua Portuguesa, Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa Científica em Educação e Letras, Iniciação à Pesquisa Linguística, dentre outras disciplinas, em cursos de Letras, Pedagogia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda (experiência de 19 anos no Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH), e Pedagogia, Ciência da Computação e Engenharias (esses últimos, atuando como professor de disciplinas de Ensino e Aprendizagem de Linguagem e Prática de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos, na UFOP). Tem experiência de orientação de mestrado e doutorado, de trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, nas mesmas áreas, além de diversas participações em bancas de mestrado e doutorado. Tem livros e capítulos de livros publicados e organizados sobre leitura, leitura literária, literatura para crianças e jovens, psicolinguística e tecnologias digitais no ensino e aprendizagem de linguagem, além de publicações em periódicos acadêmicos) e anais de eventos nacionais e internacionais. Atuou como coordenador pedagógico do Pró-Letramento e do PNAIC-UFOP. Membro do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário GPELL do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE da Faculdade de Educação da UFMG

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

SOUSA, D. R. N. .; CORRÊA, H. T. “A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01-15, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i3.4635. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4635. Acesso em: 19 abr. 2024.

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