“A ÚNICA FORMA DE CHEGAR AO IMPOSSÍVEL É ACREDITAR QUE É POSSÍVEL”: COMO OS CONTOS DE FADAS AUXILIAM NO LETRAMENTO LITERÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v5i3.4635Palavras-chave:
Conto de Fadas, Leitura, Letramento LiterárioResumo
A experiência de leitura literária proporciona, de forma particular, a nossa formação humana, justamente pela possibilidade de dar sentido ao mundo e a nós mesmos. Assim sendo, os objetivos desse trabalho são: analisar o conceito de letramento literário; discutir os caminhos que contribuem para o processo de formação do leitor; e identificar como os contos de fadas contribuem para o letramento literário da criança. Para tanto, foi usada a metodologia revisão bibliográfica sobre a temática “letramento literário, leitura e contos de fadas”. O processo de formação do leitor inicia na primeira infância, envolve vários fatores, por ser uma construção contínua, e se desenvolve em vários espaços, dentro e fora da escola. Dentre os gêneros literários, os contos de fadas são capazes de envolver as crianças de maneira lúdica e fácil, provocando reflexões sobre o mundo ao seu redor.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: Gostosuras e bobices. 5a Ed. São Paulo: Scipione, 2006.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. 16 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In: Ciência e Cultura. São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.
CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 3a ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
CAPELLINI, Vera Lúcia Messias Fialho; et al. Contos de fadas: recurso educativo para crianças com deficiência intelectual. Psic. da Ed., São Paulo, 34, p. 158-185,1º sem. de 2012. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752012000100009. Acesso em: 01 mai. 2023.
CARROL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. Tradução, Introdução e notas Isabel de Lorenzo. Tradução dos poemas Nelson Ascher. 2ª ed. São Paulo: Editora SOL, 1971.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria – análise – didática. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infanto-juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. Barueri: Manole, 2010.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Global, 2003.
CORRÊA, Hércules Toledo. Entrevista: Gláucia Jorge e Hércules Corrêa - Letramento Literário 2. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dy2RjHDfiko&feature=youtu.be. Acesso em: 10 de abr. 2023.
CORRÊA, Hércules Tolêdo. Letramento literário na escola. In: MAGALHÃES, Tânia; CYRANKA, Lúcia. (Org.). Ensino de linguagem: perspectivas teóricas e práticas pedagógicas. Juiz de Fora: UFJF, 2016.
CORRÊA, Hércules Tolêdo; MAGALHÃES, Rosângela Márcia. Alfabetizar letrando: uma experiência de sucesso por meio dos textos literários. Interletras, v. 5, n. 23, 2016. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/9301/1/ARTIGO_AlfabetizarLetrandoExperi%c3%aancia.pdf. Acesso em: 15 mai. 2023.
COSSON, Rildo. “A prática da leitura literária na escola: mediação ou ensino?” Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente - SP, v. 26, n. 3, p. 161-173, set/dez 2015. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/3735/3153. Acesso em: 25 mai. 2023.
COSSON, Rildo. Letramento literário. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FRANTZ, Maria Helena Zancan. A literatura nas series iniciais. Petrópolis: Vozes, 2011.
KLEIMAN, Ângela Bustos. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Mercado das Letras, 2012.
LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. “Literatura e formação de leitores na escola”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.
LEMOS, Vanderlaine Cruz Meneses. As práticas de narrativas orais nos contos de fadas: desenvolvendo habilidades de leitura. Dissertação (Mestrado Profissional de Letras), Universidade Federal de Sergipe, 2016. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6437/7/VANDERLAINE_CRUZ_MENESES_LEMOS.pdf. Acesso em: 21 mar. 2023.
OSTETTO, Luciana Esmeralda; SILVA, Greice Duarte de Brito. Arte na formação docente para a educação infantil: procura-se! Unisul, Tubarão, v. 12 n. 21, p. 185-203, jan/jun 2018.
PAIVA, Aparecida; CORRÊA, Hércules Tolêdo. Literatura e Alfabetização: impasses e possibilidades. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 177-196, 2015. Disponível em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6833/1/ARTIGO_LiteraruraAlfabetiza%c3%a7%c3%a3oImpasse.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.
PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; ROSING, Tânia. Escola e Literatura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.
SILVA, Márcia Cabral da; MARTINS, Milena Ribeiro. “Experiências de leitura no contexto escolar”. In: PAIVA, Aparecida; MACIEL, Francisca; COSSON, Rildo. Literatura: ensino fundamental. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7841-2011-literatura-infantil-capa-pdf&category_slug=abril-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 25 mai. 2023.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2018.
SOARES, Magda. Glossário: Letramento. Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 25 mai. 2023.