Sobre a Revista

A revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades - ISSN:2675-1496 - é um periódico da Rede Internacional de Pesquisa em História da Educação, Interseccionalidade e Direitos Humanos. Nessa perspectiva, está vinculada ao Núcleo de Pesquisa Educação, História e Ensino de Música - NEHEMus do Programa de Pós-graduação em Educação -PPGEd/UFPI e ao grupo de pesquisa Eleko: Direitos Humanos, Educação e Interseccionalidades do Programa de Pós-graduação em Educação - ProPEd da Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ. Possui a missão de promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Sua equipe integra pesquisadores doutores/as de diferentes instituições (públicas, privadas e confessionais), dos seguintes paises: Argentina, Brasil, Coréia, Estados Unidos da América, Espanha, França, Itália, México, Portugal e Venezuela.

Revista Cadastrada no Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (Anped).

 

La revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades – ISSN: 2675-1496 – es una publicación de la Red Internacional de Investigación en Historia de la Educación, Interseccionalidad y Derechos Humanos. En esta perspectiva, está vinculada al Núcleo de Investigación Educación, Historia y Enseñanza de la Música (NEHEMus) del Programa de Posgrado en Educación (PPGEd/UFPI). La gestión editorial se realiza en colaboración con el grupo de investigación Eleko: historias, culturas y experiencias formativas del Programa de Posgrado en Educación (ProPEd) de la Universidad del Estado de Río de Janeiro (UERJ). Su misión es promover el diálogo entre los diferentes campos del área de la educación, privilegiando epistemologías, perspectivas y enfoques teóricos que contemplen la diversidad en las formas de ser, existir y pensar.

Su equipo está compuesto por investigadores/as doctores/as de diferentes instituciones (públicas, privadas y confesionales) de los siguientes países: Argentina, Brasil, Corea, Estados Unidos de América, España, Francia, Italia, México, Portugal y Venezuela.

La revista está registrada en el Foro de Editores de Revistas del Área de Educación (FEPAE) de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Educación (Anped).

 

The journal Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades – ISSN: 2675-1496 – is a publication of the International Research Network on the History of Education, Intersectionality, and Human Rights. From this perspective, it is affiliated with the Research Center on Education, History, and Music Teaching (NEHEMus) of the Graduate Program in Education (PPGEd/UFPI). The editorial management is carried out in partnership with the research group Eleko: Histories, Cultures, and Formative Experiences of the Graduate Program in Education (ProPEd) at the State University of Rio de Janeiro (UERJ). Its mission is to promote dialogue among different fields within education, privileging epistemologies, perspectives, and theoretical approaches that embrace diversity in ways of being, existing, and thinking.

Its team includes PhD researchers from various institutions (public, private, and faith-based) from the following countries: Argentina, Brazil, Korea, the United States of America, Spain, France, Italy, Mexico, Portugal, and Venezuela.

The journal is registered in the Forum of Editors of Education Journals (FEPAE) of the National Association of Research and Graduate Studies in Education (Anped).

 

Qualis: B2 (2017-2020) |e-ISSN: 2675-1496 | Prefixo DOI: 10.26694

Edição Atual

v. 7 n. 2 (2025)
					Visualizar v. 7 n. 2 (2025)
Publicado: 2025-08-29

EDITORIAL

  • EDITORIAL

    Alexandra Lima da Silva, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
    e01-03
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.7458

ARTIGOS

  • EDUCAÇÃO INTERCULTURAL E DESCOLONIZAÇÃO DOS CURRÍCULOS: EXPERIÊNCIA DOCENTE E O ENSINO DAS DIVERSIDADES

    Juliana Cordeiro Soares Branco, Fernanda Aparecida de Souza
    e01-23
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.7050
  • EXPLORANDO A SUBJETIVIDADE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E SUAS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

    Vanessa Santos Almeida, Ida Carneiro Martins
    e01-13
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6448
  • EXPERIÊNCIAS DO PIBID NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR: O CASO DO SERTÃO DE ALAGOAS

    Wagner Valdir dos Santos, Adelaine Firmino da Silva, Vinicius Valdir dos Santos
    e01-12
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6754
  • O USO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO ONLINE – PRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Marcelo da Silva Nunes; Luciana Batista de Freitas, Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Crisna Daniela Krause Bierhalz
    e01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6964
  • DIDÁTICAS DA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA

    Tiese Rodrigues Teixeira Junior
    e01-13
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6929
  • SAÚDE MENTAL ESCOLAR COMO POLÍTICA PÚBLICA: AVANÇOS E DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL A COMUNIDADES ESCOLARES

    Luiz Paulo Ribeiro
    e01-14
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6863
  • O QUE MUDOU? COMPARANDO MULTICULTURALMENTE AS DCN’S PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA PROMULGADAS EM 2002, 2015 E 2019

    Késia Cosendey Sindra Mescolin dos Santos, Renan Santiago de Sousa
    e01-17
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6724
  • “E NINGUÉM VAI TIRAR A LIBRAS DE MIM”: UMA ANÁLISE DE POEMA DE AUTORIA SURDA

    Natália de Almeida Simeão Vilanova
    e01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6945
  • REFORMAS CURRICULARES NO BRASIL E OS DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Aline Pires Costa, Paulo Fioravante Giareta, Maria Fernanda Paci Hirata Shimada
    e01-23
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6786
  • ANÁLISE DA PERSPECTIVA DE INCLUSÃO SOCIAL DOS PROJETOS DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Eliana Amil, Leonardo Salvalaio Muline
    e01-21
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6841
  • ETNOGRAFIA DA MÚSICA E DECOLONIALIDADE: RELATOS DE UM CURSO DE EXTENSÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS TERESINA

    Renan Moretti Bertho, João Batista Rodrigues Cruz Compagnon, Igor de Sousa Soares
    e01-18
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6911
  • A INVISIBILIDADE LGBTQIAPN+ NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM ESTUDO DA ARTE EM REVISTAS CIENTÍFICAS

    Leandro dos Santos Oliveira, Marcos Gomes de Sousa
    e01-15
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6920
  • EDUCAÇÃO INSULAR NO BRASIL: INVISIBILIDADE, LEGISLAÇÃO E DESAFIOS PARA A EQUIDADE EDUCACIONAL

    Jackson Morais Barcelos, Vanessa da Veiga
    e01-18
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6899
  • RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UM ALUNO, ATUALMENTE UM PROFESSOR: A QUEM DIGA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR NÃO SIRVA PARA NADA, E NÃO TRANSFORME OU MUDE AS PESSOAS. EU DISCORDO. BISCOITOS, APRENDIZADO E EMPATIA ESCOLAR ME SALVARAM

    Marcelo Barboza Duarte
    e01-22
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6637
  • A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO BRASIL: ENTRE POTENCIALIDADES, INVISIBILIDADES E DESAFIOS HISTÓRICOS

    Salatiel da Rocha Gomes, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
    e01-16
    DOI: https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6785
Ver Todas as Edições