SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2886

Palavras-chave:

Avaliação Institucional, Avaliação Participativa, Educação Básica, Sistema Estadual de Avaliação Participativa

Resumo

Este artigo objetiva contribuir na preservação da memória de uma política recente
de avaliação institucional da educação básica, na rede estadual de ensino do Rio Grande do
Sul, cujo diferencial reside no aspecto participativo da política. Foram analisados os resumos
das produções científicas de 2012 a 2017. O levantamento das produções foi realizado no
Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT – BDTD); Portal de
Periódicos da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior /
Ministério da Educação); repositórios digitais de universidades públicas no Rio Grande do Sul
e em meios eletrônicos de eventos ocorridos no período. As produções foram organizadas em
dois grupos sendo eles as produções acadêmicas e as publicações em periódicos. As análises
foram realizadas de acordo com as categorias temáticas previamente definidas: objeto de
estudo ou foco de interesse, metodologia adotada, fontes teórico-conceituais mais utilizadas e
as implicações dos resultados, ganhos e aprendizagens da política. Dentre os achados se
destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos
sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das
coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível
identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na
implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos
estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento acerca da avaliação institucional
na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Goreti Farias Machado , Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Maria Beatriz Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tem mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS). É Professora aposentada do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; NOVAES, Gláucia T. Franco. Avaliação institucional na educação básica: retrospectiva e questionamentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 314-345, maio/ago. 2016. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3839. Acesso em: 02 fev. 2018.

BELLONI, Isaura. Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação. Linhas Críticas. Revista da Faculdade de Educação da UNB, Brasília, v. 5, n. 9, p. 31-58, 1999. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/2752

CHARTIER, Roger. A História Cultural ⎯ entre práticas e representações, Lisboa: DIFEL, 1990.

CHARTIER, Roger. História cultural ž Entre práticas e representações Rio de Janeiro: Bertrand, 1996

FERRAROTTO, Luana; NOGUEIRA, Cleber F.; TOMAZ, Sandra Cristina. Avaliação Institucional Participativa: fragilidades, potencialidades e desafios. In: ENCONTRO INTERNACIONAL PARTICIPAÇÃO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS PÚBLICAS, 2., 2015, UNICAMP, Campinas. Anais [...] Campinas: UNICAMP, 2015. ISSN: 2527-0133. Disponível em: http://www.sinteseeventos.com.br/site/anaispdpp2015/st05.pdf. Acesso em: 03 fev. 2018.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, ago. 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013. Acesso em: 02 mar. 2018.

FREITAS, Dirce Nei Teixeira de Avaliação e gestão democrática na regulação da educação básica brasileira: uma relação a avaliar. Educação & Sociedade [online]. 2007, v. 28, n. 99 [Acessado 2 março 2019], pp. 501-521. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000200011>. Epub 24 Set 2007.

LEITE, Denise. Reformas Universitárias. Avaliação Institucional Participativa. Petrópolis: Ed. Vozes, 2005. 141 p. ISBN 85.326.3120-7.

RIO GRANDE DO SUL. Decreto Nº 48.744, de 28 de dezembro de 2011. Institui o Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Estado do Rio Grande do Sul – SEAP/RS, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado, Porto Alegre, 29 dez. 2011.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estado da Educação. Sistema Estadual de Avaliação Participativa. Caderno SEAP, n. 1, Orientações para a elaboração da avaliação institucional. Porto Alegre, 2014.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas ao tipo ‘estado da arte’ em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, 2006. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd1=237&dd99=view. Acesso em: 03 ago. 2017. ISSN 1518-3483.

TEIXEIRA, Célia Regina. A concepção de avaliação educacional veiculada na produção acadêmica do programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo (1975-2000). 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

Farias Machado , M. G. . ., & Gomes da Silva, M. B. . . (2022). SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA: MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Linguagens, Educação E Sociedade, 26(52), 396-425. https://doi.org/10.26694/rles.v26i52.2886