UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DO DIÁLOGO ENTRE DOCENTES MEDIADOS POR AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA
DOI:
https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6228Palavras-chave:
Etnografia, Educação, Avaliações em larga escala, NeoliberalismoResumo
Este artigo traz uma análise etnográfica sobre interações entre profissionais da Educação Básica em cargos diversos por ocasião da preparação, aplicação e desdobramentos dos resultados da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A pesquisa foi composta de análise documental, revisão bibliográfica e observação participante sistemática em uma escola regular de ensino médio no interior do Ceará, entre agosto de 2019 e março de 2020. Um dos pressupostos deste artigo é que a Administração Pública e o Ensino Escolar formam campos sociais diferentes na perspectiva de Pierre Bourdieu (1989), e que as avaliações externas são momentos de interação entre eles. Uma das análises decorrentes deste trabalho é que os professores em cargos diferentes, em gestão ou em sala de aula, acabam por atuar em lógicas diferentes e em decorrência desenvolver alguma carga de ressentimento nos momentos de responsabilizações por resultados de aprendizagem, e que o poder simbólico nesse cotejo chega à arena da linguagem.
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