UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DO DIÁLOGO ENTRE DOCENTES MEDIADOS POR AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6228

Palavras-chave:

Etnografia, Educação, Avaliações em larga escala, Neoliberalismo

Resumo

Este artigo traz uma análise etnográfica sobre interações entre profissionais da Educação Básica em cargos diversos por ocasião da preparação, aplicação e desdobramentos dos resultados da prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). A pesquisa foi composta de análise documental, revisão bibliográfica e observação participante sistemática em uma escola regular de ensino médio no interior do Ceará, entre agosto de 2019 e março de 2020. Um dos pressupostos deste artigo é que a Administração Pública e o Ensino Escolar formam campos sociais diferentes na perspectiva de Pierre Bourdieu (1989), e que as avaliações externas são momentos de interação entre eles. Uma das análises decorrentes deste trabalho é que os professores em cargos diferentes, em gestão ou em sala de aula, acabam por atuar em lógicas diferentes e em decorrência desenvolver alguma carga de ressentimento nos momentos de responsabilizações por resultados de aprendizagem, e que o poder simbólico nesse cotejo chega à arena da linguagem.

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Biografia do Autor

Danilo Barroso Celedonio, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação. Atualmente professor Adjunto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú no setor de Fundamentos da Educação. Interesses em pesquisa etnográfica em ambientes escolares, com ênfase nos efeitos do neoliberalismo e da agenda gerencialista nos cotidianos escolares, em especial entre professores/as. 

Alcides Fernando Gussi, Universidade Federal do Ceará

Antropólogo, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor titular da Universidade Federal do Ceará, atuando no curso de Gestão em Políticas Públicas, no Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

Barroso Celedonio, D., & Fernando Gussi, A. (2025). UMA ANÁLISE ETNOGRÁFICA DO DIÁLOGO ENTRE DOCENTES MEDIADOS POR AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA. Linguagens, Educação E Sociedade, 29(59), 1–31. https://doi.org/10.26694/rles.v29i59.6228

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