A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011)

Autores

  • MARLÚCIA MENEZES DE PAIVA Universidade Católica de São Paulo
  • OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8710

Palavras-chave:

Cultura escolar, Instituição escolar, Congressos Brasileiros de História da Educação, Eixos temáticos

Resumo

A cultura escolar como categoria de análise, atualmente, tem lugar nos referenciais teóricometodológicos de pesquisas difundidos em revistas e congressos do campo da História da Educação no Brasil. Partindo dessa consideração, objetivamos problematizar e reconstituir a historicidade da cultura escolar no âmbito dos Congressos Brasileiros de História da Educação (CBHE). Para tanto, delimitamos para estudo os eixos temáticos específicos à produção acerca dessa categoria de análise. Ao longo das seis primeiras edições do CBHE os eixos temáticos que acolhiam a cultura escolar sofreram alterações. A cultura escolar foi associada a temáticas como a profissão docente no II CBHE, às práticas educacionais no III CBHE, às práticas escolares no IV CBHE, às práticas escolares e educativas no V CBHE e às disciplinas escolares no VI CBHE. A variação do eixo temático, quanto a (con)junção de temas, produziu 3 deslocamentos: 1) de instituições escolares para cultura escolar; 2) de cultura escolar para instituições escolares e, ainda, 3) para cultura escolar e instituições escolares. Esses deslocamentos temáticos expressaram os movimentos de aproximações e distanciamentos de temas e conceitos na constituição dos eixos temáticos do CBHE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARLÚCIA MENEZES DE PAIVA , Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação, História e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-doutorado em educação pela Ècole des Hautes Études em Sciences Sociales e na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

OLIVIA MORAIS DE MEDEIROS NETA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Referências

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa.Teoria e Educação, Porto Alegre, n. 2, p. 177- 229, 1990.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1., 2000, Rio de Janeiro.Anais... Rio de Janeiro: SBHE, 2000. 1. CD-ROM.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 2002, Natal. Anais...Natal: SBHE, 2002. 1. CD-ROM.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3., 2004, Curitiba.Anais... Curitiba: SBHE, 2004. 1. CD-ROM.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 4., 2006, Goiânia. Anais... Goiânia: SBHE, 2006. 1. CD-ROM.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5., 2008, Aracaju.Anais... Aracaju: SBHE, 2008. 1. CD-ROM.

CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 6., 2011, Vitória.Anais... Vitória: SBHE, 2011. 1. CD-ROM.

FARIA FILHO, Luciano M. et al. A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 30, n. 1, p. 139-159, Jan./Abr. 2004. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/ a08v30n1.pdf> Acesso em: 10 set. 2012.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VIDAL, Diana Gonçalves. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo e sua configuração atual. Educação em foco, Juiz de Fora, set.2002/fev.2003, p. 1-20, 2003.

FRAGO, Viñao Antonio. Historia de la educación e historia cultural. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 0, p. 63-82, set./dez. 1995.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, Jan./ Jun. 2001

MONARCHA, Carlos. História da Educação Brasileira: esboço da formação do campo. In: NASCIMENTO, T. et al. Instituições Escolares no Brasil: conceito e reconstrução histórica. Campinas: Autores Associados, 2007, p. 125-150.

NOSELLA, Paolo; BUFFA, Ester. Instituições escolares: por que e como pesquisar. Cadernos de Pesquisa, Curitiba, v. 3, n. 5, p. 13- 31, Jan./Jun. 2008.

SALVIANI, Dermeval; CARVALHO, Marta Maria Chagas de; VIDAL, Diana; ALVES, Claudia; NETO, Wenceslau Gonçalves: Sociedade Brasileira de História da Educação: constituição, organização e realizações. Revista brasileira de história da educação, v. 11,n. 3, p. 13-45, set./dez. 2011.

VIDAL, Diana Gonçalvez; SCHWARTZ, Cleonara Maria. Sobre cultura escolar e História da Educação: questões para debate. In: _____. História das culturas escolares no Brasil.Vitória: Ed. UFES, 2010. p. 13-35.

Downloads

Publicado

2014-04-29

Como Citar

MENEZES DE PAIVA , M. ., & DE MEDEIROS NETA, O. M. . (2014). A HISTORICIDADE DA CULTURA ESCOLAR NOS EIXOS TEMÁTICOS DOS CONGRESSOS BRASILEIROS DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (2000-2011). Linguagens, Educação E Sociedade, (30), 40–51. https://doi.org/10.26694/les.v0i30.8710

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.